Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Missões empresariais aproximam pequenos e grandes negócios



Conhecer o que está dando certo, aprender e voltar com a bagagem cheia de conhecimento: esse é um dos objetivos das missões empresariais que o Sebrae promove em todo o país. Em Rondônia, só no ano passado, mais de 800 donos de pequenos negócios de todo o estado participaram das 47 visitas aos maiores centros urbanos brasileiros com uma ideia fixa: se aproximar para competir.

A gerente da unidade de soluções empresariais do Sebrae em Rondônia, Maria Tereza Marangon, explica que há dois tipos diferentes de missão: as comerciais, que são visitas a feiras, rodadas de negócios e demais eventos para estabelecer contatos comerciais com compradores e/ou vendedores, e as técnicas, que são visitas a empresas ou a centros tecnológicos para a aquisição de conhecimento sobre produtos, processos e tecnologias.

“São oportunidades de o empresário conhecer as práticas de trabalho e o processo tecnológico de empresas de referência no mercado. Além disso, ele tem acesso às novas estratégias de gestão, a chance de fazer negócios ali mesmo no local da missão, assim como conhecer produtos de vanguarda. Em muitos casos, os donos de pequenos negócios também conhecem as estratégias de alguns de seus principais concorrentes”, enfatiza.

A analista ainda explica que o Sebrae organiza pacotes que incluem passagem e hospedagem para essas missões, subsidiando em até 70% os custos de participação microempreendedores individuais (MEIs), produtores rurais e artesãos. Esse percentual é de 60% para donos de microempresas (MEs) e chega a 50% para a empresas de pequeno porte (EPPs), otimizando a relação custo benefício das viagens.

Dona de um pequeno restaurante em Porto Velho, Francisca Cerdeira conta que depois de participar de uma missão com o Sebrae em São Paulo adquiriu conhecimento para melhorar o atendimento aos clientes e a montagem dos pratos, além de conseguir novos fornecedores, produtos e novidades da gastronomia brasileira. No ano passado, criou um prato especial à base de Pirarucu, conquistando os paladares mais exigentes.

“O Sebrae foi uma porta que se abriu para nós. Com a missão, eu e meu filho aprendemos a escolher as melhores matérias-primas, como criar novos produtos, quem nos vende matérias-primas melhores e com menor custo, além de conhecer um novo mercado. Depois disso, participamos de oficinas de gastronomia, cursos, palestras e estamos conseguindo crescer atendendo um público que ainda não era nosso”, argumenta a empresária.

Calendário de missões

O Sebrae em Rondônia já está organizando pacotes para as missões de 2016. Para mais informações sobre as missões disponibilizadas basta entrar em contato com a central de relacionamento por meio do telefone 0800 570 0800 ou pela internet, no portal www.sebrae.ro.

Fonte: Denis Farias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)