Sexta-feira, 10 de julho de 2009 - 13h14
Mais agilidade no Judiciário brasileiro. Foi essa tônica do discurso do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, durante a abertura do Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, nesta quinta-feira (9), em Porto Velho.
O presidente da Corte Maior do país conclamou os presidentes de Tribunais reunidos na sede do TJ RO. Para Gilmar Mendes, no Brasil ainda existem pessoas carentes de Justiça. "Nós precisamos dar uma solução à morosidade da Justiça", defendeu o ministro, que também acumula o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
É justamente uma das metas propostas pelo CNJ, a de número 2, que é defendida e acompanhada pelo presidente do STF. Gilmar Mendes conclamou a todos os presidentes dos Tribunais de Justiça do país que façam uma mobilização nacional para cumprir a meta nº 2, de julgar os processos judiciais de 1º e 2º graus distribuídos até 31 de dezembro de 2005, aprovada no II Encontro Nacional do Judiciário, em fevereiro deste ano.
O ministro disse que o Brasil vive um novo momento, em que o Judiciário se abre e busca mais transparência. "Nós vamos cumprir a Meta", disse o presidente do STF.
A abertura do 80º Encontro do Colégio de Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça foi prestigiada também por autoridades civis e militares do Estado. A presidência dos trabalhos durante a cerimônia foi alternada entre a desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do TJ RO, e pelo desembargador Marcos Faver, presidente da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes.
Gilmar Mendes ainda foi agraciado com o Colar do Mérito Judiciário, comenda oferecida pelo Pleno do TJ RO. O encontro continua nesta sexta-feira, quando os desembargadores fazem reuniões internas para conhecimento, interação de práticas jurisdicionais e administrativas nos tribunais da Justiça Estadual no Brasil.
Fonte: Ascom TJRO
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Os deputados federais Sílvia Cristina e Maurício Carvalho, se reuniram nesta segunda-feira (2) em Porto Velho, para discutir o fortalecimento da fed

Cirone diz que Cacoal terá uma rodoviária bonita e aconchegante
O deputado estadual Cirone Deiró disse, nesta segunda-feira (02), que a construção da nova rodoviária de Cacoal está tendo continuidade e que a obra
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)