Segunda-feira, 13 de julho de 2009 - 09h41
O Ministro da Previdência Social, José Pimentel informou nesta segunda-feira (13) ao deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que estará no dia 21 de julho em Rondônia para inaugurar os postos do INSS nos municípios de Rolim de Moura e Colorado DOeste. Além dessas agências, também estão previstos para este ano a recuperação e adaptações de acessibilidade para permitir que o segurado dê entrada na aposentadoria rapidamente.
Já consta na lista de recuperação e instalação de novos postos os seguintes municípios: Alta Floresta, Espião DOeste, São Miguel do Guaporé, Buritis, Nova Momoré, Presidente Médice, Pimenta Buenoe Porto Velho.
Com essas implementações, lembrou o ministro, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em meia hora, depois de ter feito o agendamento pela central 135 e comparece ao posto no dia e na hora marcados. O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 23 horas. Para se alcançar essa agilidade nos serviços previdenciários foi necessário investimentos na ordem de R$ 280 milhões para modernizar a Data Prev (Empresa de Processamento de Dados da Previdência).
Para o deputado Eduardo Valverde, essa ação da previdência em dá celeridade a um direito do contribuinte é uma demonstração de cidadania pura e que precisa ser estendida a todos os municípios do país.
O parlamentar não esqueceu de pedir o mesmo tratamento na concessão das aposentadorias rurais, de pescadores e outras categorias que por anos tiveram dificuldade em conseguir o benefício. Em resposta, o Ministro informou que no mês de junho , a aposentadoria rural também será concedida em meia hora.
Pimentel também agradeceu a atuação dos congressistas que destinaram via emendas orçamentárias, a expansão da rede de atendimento da Previdência Social. Essa ação está promovendo comodidade, conforto e segurança aos seus assegurados, disse.
Fonte: Leila Denise
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes