Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministério da Saúde supervisiona ações de controle da malária em Porto Velho



Profissionais da saúde do município e de todo o estado participaram esta semana de uma vasta programação supervisionada pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde. A abertura teve a presença do assessor técnico do Programa Nacional de Malária, Rui Braz.
  
De acordo com o calendário de atividades, de 12 a 16 de janeiro, foram realizados vários encontros, discussões e visitas às unidades de Saúde do município, onde foram feitas coletas de dados e apresentadas sugestões, desde a revisão de formulários de supervisões e requisições de medicamentos, até uma avaliação da forma de distribuição de medicamentos nos laboratórios.
   
Durante a reunião também foi apresentado aos técnicos a Guia de Gestão Local do Controle da Malária/Supervisão do Cumprimento das Diretrizes de Diagnóstico, Tratamento e Vigilância de Malária e Gestão Local de Medicamentos e Insumos. Com a utilização da guia, os técnicos da Semusa poderão analisar melhor as atividades desenvolvidas no setor. Os técnicos também acompanharam as ações de entomologia e controle de vetores.
      
Ao final das atividades, os participantes discutiram ainda o plano de ação de controle da malária da UHE de Sto Antônio, com participação dos técnicos dos governos federal, estadual e municipal e do Comitê Gestor da Saúde, que tem como coordenador o médico Silas Rosa.


A malária na capital

Em 2006, com a implementação de ações de controle do vetor e melhoria da oportunidade de diagnóstico e tratamento, foi ultrapassada a meta de diminuição em 15% da malária, atingindo 19%. Em 2007, houve também uma diminuição de 8,61% no número de casos em relação a 2006. Já em 2008, a diminuição foi na ordem de 30,34%.
 
Participaram da semana de supervisão de medicamentos de insumos no controle da malária, a diretora do departamento de  Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Régia Martins, a responsável pelos medicamentos,  Nonata Silva, a responsável pela divisão de apoio diagnóstico,  Roberta Medeiros,  consultora da CGPNCM no município,  Suzaine Garcia, a diretora Centro de Controle de Zoonoses,  Deuzeli Pereira, o chefe da divisão de controle de endemias, Roberto Nakaoka,  a diretora do departamento de Atenção Básica,  Carol Cordeiro, os supervisores municipais do controle da malária, além da  coordenadora estadual da malária,  Rute Bessa, do representante do LACEN, Fábio Storer e do consultor da CGPNCM no estado, Marcelo Campos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)