Quarta-feira, 9 de setembro de 2009 - 13h18
No hemisfério sul, o mês de setembro é marcado pela chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
Historicamente, é nesse período que os povos indígenas costumavam homenagear as árvores, numa época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar.
Preocupados com a natureza, servidores do Fórum Eleitoral de Cacoal promoveram na primeira semana de setembro atividades em alusão ao dia da árvore, que será comemorado oficialmente no próximo dia 21.
Na sede do Fórum, situada a Rua Anísio Serrão, foram plantadas 4 árvores e diversas mudas de flores. Toda a orientação na escolha das plantas e árvores mais adequadas foi prestada pelo Horto Municipal de Cacoal, através da Secretaria de Meio Ambiente, que também fez a doação das mudas.
Todos os servidores efetivos e prestadores de serviços da Justiça Eleitoral de Cacoal participaram dessa homenagem à natureza. Uns contribuíram na escolha, outros no plantio e também há aqueles que ficaram responsáveis pelo acompanhamento e preservação do plantio. São eles: Cariny, Mariângela, Jaasiel, Franklin, Messias, Washington, Roseli, Alessandro, Elci, Judith, Osiel e Agenor.
As mudas plantadas são da flora regional: árvore de Jambo e Oiti, flores hibisco vermelho, uxória vermelha e alamanda da variedade amarela e roxa.
Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. Também serve de fonte de alimento para muitos animais. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
A exploração descontrolada tem contribuído para a extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que vivem no local.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que tenha um ótimo desenvolvimento.
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)