Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 14h51
Em mais uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), cerca de 60 médicos da Capital e do interior participaram, nesse final de semana, do Curso de Educação Médica Continuada com ênfase em “Atestado de Óbito”.
O professor responsável pelas palestras durante o curso, o médico legista alagoano Gerson Odilon Pereira – professor da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) -, disse que o maior enfoque foi dado ao aspecto ético e jurídico do atestado de óbito, que, segundo ele, deve nortear o trabalho do médico legista.
Em conversa com os médicos rondonienses, Gerson Odilon destacou a questão ética e humana do atendimento médico. Segundo ele, alguns médicos tratam os pacientes em fase terminal como se já estivessem mortos. “Toda vida deve ser valorizada. Não se pode considerar morto o que ainda vive, é desumano”, acentuou.
Para o especialista, o médico deve manter um diálogo otimista e amigável com o paciente, “até que ele realmente esteja morto”. Muitos pacientes, segundo Odilon, resistem por mais tempo quando são tratados com afeto.
A presidente do Cremero, médica pediatra Inês Motta, destaca a participação dos médicos. “Desde o início do Curso de Educação Médica Continuada notamos o interesse de nossos médicos em se aprimorarem, por isso a cada mês o Cremero traz especialistas para palestrar sobre assuntos importantes e atuais”, salienta.
Dentre os temas abordados nesse último curso estão: documentos médicos legais, perícias médico-legais - aspecto processual e no vivo e no morto.
Com relação ao perito médico, Gerson Odilon destacou temas como: sistema de informação de mortalidade, conceito atual de morte, resoluções do CFM, doação de órgãos para transplante e causa da morte.
Por fim, o especialista falou sobre a declaração de óbito, mais especificamente sobre o aspecto ético e jurídico do exercício de preenchimento da declaração de óbito.
Fonte: Cremero
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)