Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Médicos pedem concurso público e segurança


A realização de concurso público e a implantação de instrumentos de segurança para os profissionais lotados nas unidades de saúde foram alguns dos temas abordados na reunião entre Willian Paschoalim, presidente do Sindicato Médico de Rondônia e Macário Barros Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho.Médicos pedem concurso público e segurança - Gente de Opinião

No encontro o Simero apresentou uma pauta de reivindicações com demandas a serem sanadas no setor de saúde do município ao titular da pasta. O secretário Dr. Macário foi bastante receptivo às questões apresentados pelo sindicato representante da categoria médica do estado.

Willian Paschoalim ressaltou a necessidade de a prefeitura abrir concurso público para contratação de um número maior de médicos para as unidades da rede básica de Porto Velho. Paschoalim afirma que a falta de acesso da população aos serviços médicos básicos nos programas de saúde da família tem sobrecarregado as UPAS “gerando inúmeros conflitos”.

Outro aspecto reivindicado pelo Simero é a falta de segurança aos servidores que trabalha nas unidades da prefeitura. São cada vez mais comuns conflitos entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Como sugestão, o sindicato entende que é necessário rever os contratos com as empresas de segurança privada. Essas empresas por sua vez, alegam que prestam somente segurança patrimonial. “Existe algum patrimônio mais valioso que o próprio servidor público?”, indagou.

No encontro com o secretário Macário, o presidente do Simero também sugeriu que a prefeitura faça parceria com a Polícia Militar para instalação de bases da corporação próximas as Unidades de Pronto Atendimento além de câmeras de monitoramento. De acordo com Paschoalim, é importante oferecer mais segurança aos usuários do sistema público e aos profissionais de medicina, além de coibir ações de vândalos nessas unidades.

Diante das propostas apresentadas o secretário de saúde Macário Barros, que também é médico atuante, mostrou sensibilidade com as questões necessárias para melhoria do atendimento a população e melhores condições de trabalho aos médicos. Dr. Macário afirmou que em breve vai apresentar soluções.

Fonte: Adão Gomes


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)