Quarta-feira, 8 de julho de 2009 - 12h36
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) esteve reunida na última segunda-feira (06/07), em Porto Velho, com o vice-presidente de desenvolvimento institucional e gestão do trabalho da Fiocruz, Rômulo Maciel Filho, do procurador-chefe Antônio Mallet e a diretora administrativa Cristiane Sendim, onde na oportunidade foram debatidas propostas para a construção da nova sede da Instituição no estado, a contratação de pessoal e aquisição de equipamentos para os laboratórios de pesquisa.
Nesse sentido, Marinha Raupp defendeu a proposta de um pacto entre a Fiocruz, a Universidade Federal de Rondônia, governos: federal, estadual e municipal e demais órgãos voltados à pesquisa, com o objetivo de garantir celeridade na construção do empreendimento. Segundo a parlamentar, a vinda da delegação a Rondônia foi considerada estratégica no processo de estabelecer parcerias e colocar em prática o projeto de construção da sede da instituição no estado.
Também estiveram presentes o reitor na Universidade Federal de Rondônia, professor José Januário de Oliveira Amaral, o secretário municipal de saúde, Williames Pimental, o doutor Luiz Hidelbrando Pereira da Silva e o diretor executivo Rodrigo Guerino Stábeli. A instalação da Unidade (Fiocruz) em Rondônia é fruto do pioneirismo e perseverança do pesquisador e doutor Luiz Hidelbrando Pereira da Silva, então presidente do Ipepatro, fundado em 1999.
Durante o encontro, a deputada Marinha Raupp destacou a importância da instalação da Unidade da Fiocruz em Rondônia, que segundo ela, contribuirá para a inovação científica da saúde no estado, com monitoramento eficaz de epidemias. Ela citou como exemplo a construção das Usinas do Rio Madeira, que exigirá uma atenção especial nas áreas da saúde e meio ambiente.
Segundo o diretor executivo, da Fiocruz em Rondônia, doutor Rodrigo Guerino Stábeli, a consolidação da instituição em Rondônia é resultado do trabalho iniciado há mais de um ano, quando o pesquisador e doutor Luiz Hidelbrando Pereira da Silva procurou a deputada Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp para apresentar a necessidade de estruturar o instituto de pesquisa de Rondônia-Ipepatro. “A sensibilidade da deputada Marinha e também do senador Raupp foram decisivos nos avanços que estamos alcançando e também nos projetos futuros”, explicou.
Ainda em 2003, a Fiocruz firmou um termo de cooperação com o Ipepatro. O sucesso da iniciativa abriu caminho para que no último mês, a Fundação assumisse integralmente as atribuições do Ipepatro. Uma parceria com a Universidade Federal de Rondônia-Unir vai possibilitar a capacitação dos professores na área da pesquisa cientifica acadêmica.
A nova sede teve projeto doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que deverá ser adequado pela equipe de engenharia da Fiocruz bem como a do arquiteto. O terreno a ser construído ocorrerá em parceria com a Unir. Simultaneamente, é necessário esforços para consolidar a Sede do Ipepatro e fazer investimentos para melhorar a estrutura física onde funciona integralmente a Fiocruz. Sendo necessária ainda, a construção imediata de um prédio para comportar os laboratórios de pesquisa e a equipe administrativa da Fiocruz em Rondônia.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes