Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 16h09
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou hoje, em Porto Velho, da 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca, com o tema a Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável de Aquicultura e Pesca. Centenas de pescadores lotaram as dependências do auditório do Aquarius Selva Hotel. 
O evento é uma preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, que será realizada em Brasília de 30 de setembro a 02 de outubro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape). Os presidentes das colônias de pescadores estavam animados com a possibilidade de levarem suas reivindicações.
De acordo com Marinha Raupp, a categoria tem muito que festejar, pois já foram garantidas importantes conquistas para a classe pesqueira, com destaque para a aprovação da Lei da Pesca e da transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em Ministério, ambas as leis sancionadas em 26 de junho pelo presidente da República.
Ao destacar as potencialidades do Estado, Marinha Raupp disse que ainda é preciso consolidar políticas públicas de apoio aos pescadores em Rondônia. O problema é que os colonos, hoje endividados, não têm acesso ao crédito. Por isso, é preciso uma solução para que isso não seja constante nesse segmento.
Em seu pronunciamento, a deputada disse que é preciso aproveitar essa Conferência para fortalecer as parcerias. Não sou especialista, mas estou me esforçando para entender sobre o assunto. Acho que esse segmento merece todo nosso respeito. Precisamos avançar na questão de orçamento, completou, se colocando à disposição em busca de solução para os problemas.
Dirceu Lopes, secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e coordenador da 3ª Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura, destacou como importante o papel das prefeituras para que os recursos cheguem lá na fonte, nos pescadores e produtores.
Ao destacar o apoio do Governo no Estado, no incentivo ao segmento, o diretor técnico do Sebrae-RO, Hiran Leal, disse que Rondônia é o mais avançado Estado na questão de peixe, e que a maior dificuldade é encontrar fornecedores.
Além da deputada Marinha Raupp, estiveram presentes à Conferência o presidente da Federação de Pescadores e Aquicultores do Estado de Rondônia, Hélio Braga, Gerente de Mercado do Banco do Brasil, Paulo Vagner, superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Rondônia, Jenner Tavares, a secretária Municipal de Agricultura, Josélia Saraiva, chefe da Divisão Técnica do Mapa, Alexandre Menezes, gerente do Basa, Hélio Francisco e o representante dos piscicultores de Rondônia, Megume Yokoyama (Pedrinho).
Fonte: Ascom
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)