Segunda-feira, 15 de junho de 2009 - 18h40
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa transcorrido nesta segunda feira, 15, foi lembrado na Câmara Municipal de Porto Velho pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unias (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.
Durante o seu discurso em alusão ao Dia de Conscientização da Violência conta Pessoa Idosa, Mariana Carvalho sugeriu que a Prefeitura de Porto Velho por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social realize uma ampla campanha para divulgar o Estatuto do Idoso.
Em termos mundiais, o Brasil tem essa lei bastante avançada, mas na prática ainda precisamos ter mais eficácia, disse a parlamentar, ressaltando que os nossos idosos formalmente têm seus direitos garantidos, mas falta serem materializados de forma mais efetiva. A tucana lembrou que a legislação é nova porque foi promulgada em 2003, e portanto, precisa ser melhor divulgada para a população conhecer com mais precisão.
Na ótica da segunda secretária da Mesa Diretora, assim como a criança e o adolescente devem ter um atendimento especial, os idosos também são prioridades perante os demais cidadãos. A própria família, às vezes deixa o idoso em situação de risco, mas nem sempre é porque quer, e sim por falta de informação e orientação, analisou .
Com base nessa realidade, ela defendeu que os estudantes da rede pública municipal devem conhecer o Estatuto do Idoso. Não devemos restringir essa questão a elaboração de leis e políticas públicas, observou a peessedebista, defendendo que as crianças devem crescer sabendo da necessidade de se respeitar os idosos. Os jovens de hoje, são os idosos de amanhã, então temos que refletir sobre o respeito para quem tem idade mais avançada, concluiu Mariana Carvalho.
Fonte: João Albuquerque
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)