Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho quer divulgação do Estatuto do Idoso nas escolas



O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa transcorrido nesta segunda – feira, 15, foi lembrado na Câmara Municipal de Porto Velho pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unias (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

Durante o seu discurso em alusão ao Dia de Conscientização da Violência conta Pessoa Idosa, Mariana Carvalho sugeriu que a Prefeitura de Porto Velho por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social realize uma ampla campanha para divulgar o Estatuto do Idoso.

“Em termos mundiais, o Brasil tem essa lei bastante avançada, mas na prática ainda precisamos ter mais eficácia”, disse a parlamentar, ressaltando que os nossos idosos formalmente têm seus direitos garantidos, mas falta serem materializados de forma mais efetiva. A tucana lembrou que a legislação é nova porque foi promulgada em 2003, e portanto, precisa ser melhor  divulgada  para a população conhecer com mais precisão.

Na ótica da segunda secretária da Mesa Diretora, assim como a criança e o adolescente devem ter um atendimento especial, os idosos também são prioridades perante os demais cidadãos. “A própria família, às vezes deixa o idoso em situação de risco, mas nem sempre é porque quer, e sim por falta de informação e orientação”, analisou .

Com base nessa realidade, ela defendeu que os estudantes da rede pública municipal devem conhecer o Estatuto do Idoso. “Não devemos restringir essa questão a elaboração de leis e políticas públicas”, observou a peessedebista, defendendo que as crianças devem crescer sabendo da necessidade de se respeitar os idosos. “Os jovens de hoje, são os idosos de amanhã, então temos que refletir sobre o respeito para quem tem idade mais avançada”, concluiu Mariana Carvalho.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)