Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho destina recursos para realização de Encontro de Fanfarras de Porto Velho

Evento acontecerá em junho no Estádio Aluízio Ferreira


Mariana Carvalho destina recursos para realização de Encontro de Fanfarras de Porto Velho  - Gente de Opinião

O Estádio Aluízio Ferreira será palco no dia 30 de junho para o I Encontro de Fanfarras de Porto Velho.

Esse evento acontecerá com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO).

A congressista destinou R$ 200 mil para o festival de bandas marciais, cuja competição será entre representantes de escolas da rede pública de ensino.

Participarão fanfarras da Capital, Ariquemes, Candeias do Jamari, Guajará – Mirim, Nova Mamoré, Rolim de Moura e do distrito de Jaci Paraná. O evento será realizado e organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural.

Com esse incentivo para a realização do I Encontro de Fanfarras da capital de Rondônia, Mariana resgata uma tradição portovelhense. “Nosso município tem uma forte vocação para eventos dessa natureza”, argumenta ela.

Na avaliação da parlamentar, o Encontro de Fanfarras valoriza a cultural, viabiliza o intercâmbio entre estudantes e se constitui numa importante opção de lazer para o público.

“Fico muito gratificada em poder colaborar com uma iniciativa tão importante para os jovens”, declarou a tucana , que é segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Workshop - De acordo com o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, na década de 90 escolas de Porto Velho tinham um grande movimento musical. “Havia uma grande participação dos estabelecimentos de ensino que buscavam se destacar nos concursos”, recorda ele.

Na manhã da data do Encontro de Fanfarras – 30 de junho – acontecerá um workshop com palestra de sopro e percussão. Os temas serão: Trabalho Pedagógico e Formas de Ensinamento Musical; Conservação e Manuseio de Instrumentos Musicais de Bandas e Fanfarras; Inovação das Técnicas Musicais para Banda e Fanfarras; Estimulações e Soluções em Crises Culturais no Movimento de Bandas e Fanfarras. 

Veja Mais

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)