Sábado, 13 de abril de 2013 - 07h43

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas - AMPCON - entidade que congrega todos os Procuradores de Contas do Brasil, vem a público se manifestar contrária à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional no 37/2011 que tramita no Congresso Nacional.
A referida Proposta foi a resposta reacionária daqueles que viram no julgamento do “mensalão” uma perigosa mudança nas práticas costumeiras da velha política.
Consideramos que a PEC-37 representa um grande retrocesso institucional e uma ameaça às instituições que consolidaram sua atuação na investigação de crimes após décadas de cooperação e empenho.
Semnenhum demérito à atuação dos órgãos de polícia, a prerrogativa de investigação desempenhada com destreza e responsabilidade por outros órgãos de controle como o Ministério Público, Tribunais de Contas, Ibama, Receita Federal e Banco Central, não pode ser eliminada, sob pena de enfraquecimento do poder investigatório estatal. O Brasil não se pode dar ao luxo de diminuir uma estrutura que seja, dentre aquelas vocacionadas ao combate à “corrupção”.
O enfraquecimento dessas instituições só vai contribuir para o aumento do crime organizado que, em diversas manifestações recentes, demonstrou perigosos níveis de organização, chegando a constituir verdadeiro 'poder paralelo' infiltrado na sociedade brasileira. Entendemos enfim que quanto maior o número de órgãos trabalhando em cooperação, mais fina será a malha retentora contra os diversos tipos de “corrupção”.
A AMPCON espera que os senhores Senadores da República decidam sim em favor de Polícias mais equipadas e eficientes, mas jamais aniquilando instrumentos de trabalho dos órgãos que atuam em defesa da sociedade e da ordem jurídica.
Brasília-DF, 22 de janeiro de 2013.
Diogo Roberto Ringenberg
PresidenteAMPCON

Fonte: MPC-RO
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)