Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais profissionais médicos são convocados pela prefeitura


Gente de Opinião

Mais 69 profissionais médicos serão contratados pela Prefeitura de Porto Velho para reforçar
o atendimento à população nas UPAS Sul e Leste e nas unidades de pronto atendimento Ana
Adelaide e José Adelino. Mais dez foram empossados nesta quarta-feira, 30, em solenidade
realizada na Secretaria Municipal de Administração (Semad).


 
 


 

São 44 médicos que trabalharão no regime de 20 horas, 11 médicos de 40 horas, três cardiologistas, dois obstetras, oito odontólogos e um médico do trabalho. Também estão sendo convocados mais 37 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 farmacêuticos. A maioria dos concursados que estão sendo convocados pela Semad é remanescente do concurso público realizado pela prefeitura em 2011. “Muitos deles não tinham mais esperança de ser chamado, mas o prefeito Mauro Nazif tomou a decisão de convocar esses novos servidores para suprir a deficiência do município nessa área”, explicou o secretário Domingos Sávio, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Gente de Opinião

No entanto, o secretário adiantou que as contratações que estão sendo feitas não representam aumento de gastos para os cofres do município. Com a posse dos novos servidores a Semusa diminuirá o número de plantões extras ainda existentes no município. Os recursos utilizados para o pagamento dos plantões serão usados para pagar o salário dos novos servidores.

Os gastos com os plantões giravam em torno de R$ 2,5 milhões por mês, valor que em seis meses foi reduzido para R$ 1 milhão e a meta agora é reduzir mais ainda esse gasto. “Queremos chegar, nos próximos noventa dias, a duzentos e cinquenta mil reais os gastos com os plantões extras”, explicou.

UPAs

Gente de Opinião

Ao dar as boas vindas aos novos servidores municipais, o secretário Mário Medeiros, da Semad, lembrou das dificuldades que o município enfrenta por causa da recessão provocada pela crise econômica que passa o país. “Mesmo com todo esse problema Porto Velho está na contramão do que ocorre no país. Enquanto outros municípios não conseguem fechar as contas e estão com os salários atrasados aqui ocorre o contrário”, frisou.

O secretário Domingos Sávio lembrou que enquanto no Rio de Janeiro unidades de saúde estão sendo fechadas por causa da crise, em Porto Velho a prefeitura nos últimos dias tem inaugurado em média uma unidade de saúde por semana para ampliar o atendimento à população e que ele reconhece ainda ser deficitária.

Gente de Opinião

Domingos Sávio voltou a afirmar que as duas Upas só continuam funcionando porque a prefeitura passou a entrar com uma contrapartida para suprir o corte de recursos feito pelo governo federal.

Para manter uma UPA funcionando é necessário R$ 1,2 milhão, mas com os cortes, a União só está repassando R$ 400 mil mensais. Os R$ 800 mil restantes estão sendo bancados pelo município. “Eu cheguei a propor ao prefeito o fechamento das upas, mas ele foi contra e determinou que a prefeitura arcasse com a outra parte para que a população não ficasse sem esse atendimento”, revelou.


Por  Joel Elias | Fotos: Medeiros

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)