Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 - 12h24
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família a fazerem a avaliação médica obrigatória para manutenção do cadastro. O benefício pode ser suspenso caso a família não cumpra as condicionalidades exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.
Em Porto Velho um total de 18.753 famílias recebem o benefício. Até o momento pouco mais de três mil atualizaram os dados através da secretaria de saúde. O que equivale a um percentual de apenas 16%, muito abaixo da meta esperada de 40%. Quase 16 mil famílias podem ficar sem receber o bolsa família a partir do dia 31 de dezembro, data final do prazo.
Ao se cadastrarem no programa essas famílias assumem o compromisso de fazer duas vezes ao ano, de janeiro a junho e de agosto a dezembro o acompanhamento na área de saúde e educação sob a condição de ter o benefício bloqueado se faltar com alguma das exigências.
O controle é feito nos municípios pelas secretarias de assistência social, saúde e educação, de forma articulada.
“Para regularizar a situação, o responsável deve levar a criança menor de sete anos à unidade de saúde mais próxima de sua residência com o cartão de vacina para ser atualizado e realizar a pesagem, que faz parte do acompanhamento nutricional e de desenvolvimento, conforme recomenda o Ministério da Saúde”, alerta a coordenadora do programa bolsa família da Semusa, Noeli Nunes de Lima.
As gestantes também devem ser inscritas no pré-natal e comparecer com o cartão de gestante as consultas na unidade de saúde mais próxima. Todas as unidades de atenção básica fazem o procedimento. O acompanhamento é importante para que a pessoa continue no programa.
Fonte: Semusa
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)