Quinta-feira, 30 de abril de 2009 - 17h40
A Comunidade Terapêutica para Mulheres com Dependência Química, localizada na BR 364, cuja obra de instalação se encontra em andamento, deve ser inaugurada dentro de três meses. Ontem, a primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, junto com a diretora Geral da Associação Família Roseta,Giusy Fulco, visitaram a obra, que está sendo executada pela instituição em parceria com o governo da Sicília (Itália). O prefeito Roberto Sobrinho já assinou convênio com a Associação para garantir a manutenção da Comunidade e a contratação de funcionários.
A administração e metodologia aplicada na instituição é de responsabilidade da Associação Família Roseta. Este foi o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Sobrinho com o governo da Sicília e com o presidente da Associação Casa Família Roseta, Dom Vicenzo Sorce, durante sua viagem à Itália em 1997, quando foi discutido o projeto de instalação da casa. A Família Roseta é italiana, e Rondônia é o único estado brasileiro contemplado com a instituição.
A primeira dama disse que o objetivo da Comunidade é atender a demanda do público feminino com dependência química, que vem crescendo consideravelmente na capital. Esta será a primeira casa a ser criada em Rondônia para atender esse seguimento. Lucilene lembrou que lutar por políticas públicas para as mulheres, combater a violência e cuidar de sua saúde sempre foram as prioridades dessa administração.
“ Desde que Roberto assumiu seu primeiro mandato em 2005, pudemos colocar em prática nossos anseios e, a cada dia, estamos sempre avançando neste contexto, fazendo nossa parte para que as mulheres deste município tenham vida mais digna”, declarou, acrescentando que nunca uma administração municipal priorizou tanto as ações voltadas para as mulheres como vem fazendo Roberto Sobrinho.
Cursos
Na visita, a primeira dama esteve acompanhada da secretária de Assistência Social, Benedita Nascimento;do arquiteto José Augusto, responsável pelo projeto de reforma; da presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, Francisca Serrão; da diretora do Centro de Referência para Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência, Sheila Tristão e da diretora da Comunidade Terapêutica, Lorena Pinheiro, que já atua junto à Família Roseta há 17 anos, no comando da Comunidade Porto da Esperança. O Porto da Esperança, também pertencente à Associação Roseta, com atendimento do público masculino.
A casa feminina terá condições de atender 20 mulheres. São quatro quartos com banheiros, área social, refeitório e setor psicossocial.A área é dotada de piscina e churrasqueira. Tem ainda um espaço, onde será instalada uma padaria, com apoio da Prefeitura. Giucy Fulco citou que será criado um amplo jardim para dar harmonia ao ambiente. A direção irá disponibilizar também cursos profissionalizantes, a exemplo de panificação, artesanato e culinária. “ Queremos que elas saiam daqui em condições de desenvolverem projetos para ajudar no sustento da família e na sua ressocialização”, frisou Fulco.
Ela explicou que o trabalho de recuperação será desenvolvido em parceria com a família. “ Não temos como trabalhar em separado, do contrário, não haverá avanços no tratamento”, frisou. Para tanto, será realizada terapia familiar e os maridos poderão ter momentos íntimos com a esposa, desde que este não tenha dependência química. Os filhos também serão priorizados. “Quando o dependente é o homem, a mulher segura a situação dentro de casa, mas quando acontece ao contrário, a família fica totalmente desestruturada”, declarou Lucilene Peixoto. “ O atendimento às mulheres com dependência química é um marco, não podíamos mais adiar esse projeto”, concluiu Lucilene.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)