Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 05h50

A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com o apoio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), avança na limpeza do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Com a limpeza iniciada na Quinta-Feira Santa (24), a Semusb e o DER já retiraram centenas de toneladas do sedimento deixado pelo rio Madeira na grande enchente de 2014. “Esta parte do complexo esteve por muito tempo sob os cuidados da Marinha, de forma que os serviços de manutenção e limpeza não cabiam à Prefeitura. Com a retirada dessa instituição do local e a entrega do espaço, pudemos iniciar os trabalhos. Hoje, estamos retirando os montes formados por materiais depositados pelo rio”, explicou Eduardo Damião, secretário da Semusb.

O material que está sendo retirado da EFMM está sendo utilizado para aterrar grandes depressões em terrenos baldios da cidade. Após a conclusão dessa fase, a Prefeitura integrará os espaços, formando apenas uma área para o parque, mas, para isso, muitos trabalhos ainda deverão ser efetivados, o que inclui a instalação da iluminação pública na área, que deve ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Jorge dos Santos, presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), disse que muitos projetos estão sendo pensados para o bom uso do espaço, que além do galpão que vinha sendo utilizado pela Marinha, abriga também a Rotunda e a Oficina. “A área a ser agregada ao parque é maior do que a que vínhamos administrando. Nossas responsabilidades aumentarão com a fusão dos espaços, mas a população é quem vai ganhar muito com isto, porque tudo será colocado a disposição dos contempladores, dos turistas, dos pesquisadores e visitantes da Madeira-Mamoré”, afirmou.
Por Renato Menghi | Fotos: Roseval Guzo
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)