Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lazinho da Fetagro pede ampla divulgação do prazo final para inscrição no CAR


 Gente de Opinião

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) solicitou junto ao Executivo a ampla e intensa divulgação nos veículos de comunicação do Estado, do prazo final (31 de dezembro) para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo Lazinho, essa divulgação deve conter os endereços online e todas as orientações necessárias e precisa alcançar todos os produtores de Rondônia.

De acordo com o parlamentar, o cadastro é obrigatório para todas as propriedades e posses rurais e suas informações comporão base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os produtores rurais que não registrarem suas propriedades no CAR perdem os benefícios da lei.

Sem o CAR os produtores não poderão conseguir financiamentos nos agentes financeiros oficiais; comercializar os animais, e ainda, o produtor que tem um módulo fiscal, que são 60 hectares, inscrito no CAR ele tem de recuperar cinco metros de APP (Área de Preservação Permanente) e sem a inscrição no cadastro ele terá que recuperar 30 metros de APP.

Vila Murtinho

O deputado solicitou ainda, ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços públicos (DER), da necessidade de ser realizado o serviço de encascalhamento na estrada que dá acesso a Vila Murtinho, município de Nova Mamoré.
De acordo com o parlamentar, os moradores da região relatam que o acesso se encontra precário e vem ocasionando uma série de prejuízos, entre eles a dificuldade de ir para a zona urbana e vice-versa.

ALE/RO - DECOM - Laila Moraes 
Foto: Gilmar de Jesus

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)