Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Laerte Gomes solicita ao DER recuperação de ruas em aldeia Cinta Larga



Lideranças do povo indígena Cinta Larga estiveram no gabinete do deputado Laerte Gomes (PEN) para convidá-lo a compor a caravana do dia 23, organizada pelo Ministério Público Federal com destino à aldeia da reserva Roosevelt, no município de Espigão do Oeste.

O cacique da aldeia, Marcelo Cinta Larga, aproveitou o encontro para reforçar agradecimentos pelo empenho do parlamentar junto à comunidade e pedir ajuda para melhoria das ruas onde estão construídas 59 residências de famílias da etnia.

“Vamos oficializar ainda nesta quarta-feira (7), uma solicitação ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Lioberto Caetano. Temos certeza de que ele, muito solícito sempre, vai enviar uma equipe do governo para realização desse trabalho na aldeia”, informou Laerte Gomes.

Estiveram também no gabinete do deputado o líder Nacoça Piu Cinta Larga, o presidente da Cooperativa Extrativista Cinta Larga, Vita Matina Cinta Larga, membro da cooperativa, Samir Dias e a presidente da Associação Patja Maaj, Elizabete Cinta Larga. Todos foram unânimes ao relatar a Laerte Gomes a luta pela regularização de atividades extrativistas na reserva.

“Estamos cansados de correr atrás da Funai para pedir esmolas quando temos potencial de sermos autossustentáveis. Pedimos piscicultura, fizemos o tanque e o governo envia ração sem enviar alevinos. Queremos explorar a castanha e não temos o saco e nem combustível para o transporte. Precisamos de nossa independência para sobreviver”, explicou Marcelo.

O deputado Laerte Gomes informou que vem acompanhando com preocupação os problemas enfrentados pelo povo indígena Cinta Larga e também lamentou a redução populacional nas tribos da etnia, hoje com somente 2,2 mil índios.

“Estamos sempre à disposição para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. E vamos, com certeza, acompanhar essa caravana, inclusive ao lado da deputada Lúcia Tereza (PP), uma liderança naquela região e sempre muita atenta à realidade dos povos indígenas em Espigão do Oeste”, disse Laerte.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)