Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Juventude de Rondônia ganha vez e voz em audiência pública


Juventude de Rondônia ganha vez e voz em audiência pública - Gente de Opinião

A juventude vai falar! Com essa afirmação o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PSB) tem anunciado a realização de Audiência Pública, na próxima quinta-feira (19), com início às 9h30, na Assembleia Legislativa, para debater e propor políticas públicas inclusivas para a juventude do campo e da cidade.

O deputado destaca que a pauta da juventude rondoniense também tem recebido atenção especial do seu mandato, e a audiência é mais uma ação em reconhecimento ao protagonismo dos jovens e da necessidade de promover a participação deste segmento no processo de construção de uma sociedade melhor.

“O objetivo é promover um momento de acolhimento, de escuta e de propositura dos jovens sobre políticas públicas que venham atender suas demandas em diferentes áreas, como social, política, econômica e cultural; bem como reunir instituições e setores correspondentes que tragam, conjuntamente, apontamentos e soluções às necessidades, desafios e perspectivas da juventude rondoniense”, observou Lazinho da Fetagro.

A jovem Jéssica Nascimento, universitária de Porto Velho, confirmou presença na audiência que considerou ser “uma importante oportunidade para a juventude”. “Nós jovens precisamos estar inseridos nas discussões de políticas públicas que nos interessem. Quero ter o direito de discutir educação, segurança, profissionalização e trabalho, por exemplo”, disse a estudante.

Já o jovem Willians Aguiar, agricultor familiar de São Miguel do Guaporé, estará na audiência para “também discutir sobre o acesso à terra, a educação, a cultura e a geração de renda no campo”.

O deputado Lazinho da Fetagro ressaltou que “o momento de debate, será um canal de diálogo entre juventude, sociedade e Poder Público, e, sem dúvida, irá promover o protagonismo juvenil como recurso de transformação social”.  

“Estamos convictos da necessidade de debater os desafios que os jovens enfrentam na atualidade e também a busca por conquistas de direitos, com compromisso de governo e uma política de estado, que assegurem transformação em suas vidas nos diferentes aspectos e áreas que as compõe”, reforçou o parlamentar.

A audiência reunirá, além de jovens do campo e da cidade, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Rondônia (OAB-RO). Na programação, painéis de debates com profissionais e técnicos das áreas de psicologia, mercado de trabalho e redes sociais, que farão abordagens sobre temas e aspectos estruturais que impactam na vida e no cotidiano dos jovens. Ainda na programação, apresentações artísticas.  

Mais Sobre Política

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

O deputado estadual Alex Silva (Republicanos) foi o proponente da sessão solene para outorgas de Voto de Louvor e entrega de medalhas do Mérito Legi

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

A deputada federal licenciada Mariana Carvalho realizou nesta semana a entrega de caminhões-pipas para os municípios de Vale do Anari, Machadinho do O