Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 - 19h56
A Justiça Federal de Vilhena concedeu na data de hoje (21/02) a liminar no Mandado de Segurança impetrado pela Vice-Presidente Maracélia Oliveira, que também preside a Comissão de Defesa das Prerrogativas, o Vice-Presidente da Subseção de Vilhena, Helio Farvare, e os Procuradores Jurídicos da OAB Moacyr Pontes Netto e Saiera Oliveira, em favor de uma Advogada de Vilhena que tinha sido impedida de ter acesso a um inquérito civil público em curso na Promotoria de Justiça da Comarca.
“No tocante à necessidade de apresentação da procuração pelo profissional, o que se vê, ainda nesse momento antecipado da cognição, é que o próprio Estatuto da Ordem dos Advogados imprescinde nos casos de sigilo (art. 7, § 10 do Estatuto da OAB). Nesse particular, a negativa de acesso aos autos atende a uma exigência legal válida, porquanto se nota que o procedimento em curso detém essa qualidade”, disse o Magistrado Federal André Dias Irigon.
A Presidente da CDP/OAB/RO, Maracélia, elogiou a decisão: “esse é o restabelecimento da lei que torna indispensável o fortalecimento da advocacia nas investigações para a preservação, ao final, do direito constitucional da ampla defesa. A fundamentação do Promotor de Justiça na decisão que obstou o acesso à Advogada é superada pela recente reforma do nosso Estatuto”.
O Procurador Jurídico Moacyr asseverou que não esperava outra decisão considerando que a previsão agora do Estatuto é clara quanto ao acesso da advocacia a qualquer investigação, conforme o art. 7º, inc. XV, da Lei nº 8.906/94.
O Vice-Presidente da Subseção de Vilhena Helio Farvare disse que esse é o resultado do socorro imediato da OAB, numa ação conjunta das Prerrogativas da Seccional e da Subseção.
Fonte: Mateus Andrade
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)