Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Joarez Jardim: Preservar o meio ambiente é um desafio de todos.


 

Um dos assuntos mais discutidos e preocupantes para os meios de produção rural do país, tem sido justamente as mudanças do novo Código Nacional Florestal.

Joarez Jardim, ex chefe da Casa Civil e atual diretor do Departamento Estadual de Trânsito, comentou os esforços de lideranças políticas nacionais e estaduais na busca de um denominador comum para preservação ambiental sem mudar substancialmente a quantidade, qualidade e a produtividade do agronegócio brasileiro e especialmente o de Rondônia.

Joarez Jardim lembra a sua atuação na casa civil, quando um dos temas mais difíceis de tratar, coadunar e equalizar demanda, oferta e produção rural, foi justamente a questão de preservação ambiental.

"Sempre fui sensível a esta questão e a prova de minha preocupação foi justamente a adequação de todo o um segmento produtivo de pesca profissional , que poderíamos dizer predatória, na região do alto Rio Guaporé, onde transformamos toda a colônia de pescadores das cidades de Pimenteiras, Cerejeiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Costa Marques em um moderno segmento de turismo ecológico".

Barcos que funcionavam para a pesca predatória se transformaram em meios de transporte para turistas que pescam apenas para fotografar as espécies e depois soltam o animal. Criou-se mais emprego, aumentou a rentabilidade economia e preservamos o meio ambiente aquático.

O novo Código Florestal brasileiro, deve tratar a questão com inteligência, cientificidade e acima de tudo preservando, primeiro os seres humanos, depois os demais componentes da natureza.

Não podemos esquecer que a quebra de um segmento produtivo econômico, implica em sacrifício da estabilidade social. Aumenta a violência, a fome, e proliferam com maior desenvoltura as enfermidades. Além de que a credibilidade das autoridades político administrativas fica abalada, com dúvidas sobre a competência de se gerir e administrar o Estado, explica Jardim.

Rondônia conseguiu um patamar de credibilidade e desenvolvimento social e econômico, que não pode voltar atrás, muito menos perdurar no erro. A adequação do novo Código Florestal, é fundamental para que se continue produzindo dentro das novas determinações de preservação do meio ambiente. A responsabilidade pela vida saudável no planeta é de todo cidadão de bem, incluindo o respeito às leis e a vida no trânsito, concluiu Joarez Jardim, o ex chefe da casa Civil e atual diretor do DETRAN de Rondônia.
  
Fonte:  Benjamim Zegarra

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)