Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo critica DNIT por descaso com BR-364


 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), ao discursar da tribuna da Assembléia 

Legislativa, voltou a criticar a atuação do Dnit, em Rondônia. Disse que, pelo quarto ano seguido, inicia os trabalhos no Parlamento Estadual reclamando do descaso do órgão federal para com a manutenção da BR 364. Pediu apoio dos demais deputados estaduais para, junto à bancada federal, cobrar providência de um órgão que diz que não tem recursos para recuperar a rodovia federal, mas anuncia licitação para a operação tapa buracos. 

“Algo está acontecendo. Ou é falta de competência ou existe má intenção nesse comportamento do Dnit”, observou. 

Portando relatório dos anos 2007, 2008 e 2009, Jesualdo Pires frisou que, agora no início de 2010, as notícias do Dnit são as mesmas: recuperação por completa da BR 364. “Como engenheiro civil, não posso conceber o descaso que o Dnit, um órgão do Governo Federal, deixe que um pequeno buraco se transforme em uma grande cratera na BR 364. Sou técnico no assunto e estou cansando de ficar aqui reclamando e não ver nenhuma providência sendo tomada pelo Dnit. A BR 364 está praticamente intrafegável e, pelo que li na imprensa, a recuperação vai ficar para o segundo semestre do ano. A conversa é a mesma sempre”. 

Para ilustrar seu posicionamento, Jesualdo apresentou recortes de notícias do ano de 2007 onde se afirma que ‘Superintendência do Dnit garante a recuperação da BR 364’ e que ‘BR 364, em Rondônia, será reformada a partir deste ano’.De 2008. 

O parlamentar apresentou outro recorte em que diz que ‘Dnit garante a recuperação da BR 364 em Rondônia’ e fez questão de mencionar que a informação contida na reportagem afirmar que ‘a superintendência do Dnit em Rondônia e Acre já contratou os serviços para a elaboração do projeto executivo das obras de recuperação da BR 364 e que o contrato com a empresa vencedora da licitação, foi avaliado em R$ 324 mil e o serviço de elaboração do projeto deve ficar pronto em 60 dias’.
 
O deputado comentou também que, em 2008, houve a divulgação de que ‘considerada uma das principais estradas do centro norte do país – liga o Mato Grosso ao Acre,  assando por Rondônia – a BR 364 é uma das que receberam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’. 

Já em 2009, foi divulgado que ‘Dnit licita recuperação da BR 364’ e ‘Dnit recupera rodovia BR 364’. Agora, para 2010, o anúncio se repete e montante de verba, conforme divulgado, já ultrapassa os R$ 600 mil. “Todos os anos são divulgadas as mesmas notícias e a BR 364 continua intrafegável. “É um desrespeito a nós todos”, comentou. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)