Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jean Oliveira cobra padronização das calçadas em Porto Velho


 
O deputado Jean Oliveira cobrou do executivo municipal  a tão propalada padronização das calçadas na cidade de Porto Velho,  que até o momento não aconteceu.  O parlamentar cobrou o cumprimento da Lei nº 1.954 de 13/09/2011 que  “Estabelece padronização para as calçadas no município de Porto Velho e dá outras providências”.

Na lei aprovada,  as ruas e avenidas de Porto Velho são divididas em três diferentes vias, assim também,  prevê três modelos distintos de calçadas  -  as vias Arteriais (Ex. Av. Jorge Teixeira) devem ter calçadas com largura variando entre 2,95m e 6,05m, as Coletoras (Ex. Av. Pinheiro Machado) onde será obrigatório que a largura esteja entre 2,75m e 6,05m e nas vias Locais (ruas localizadas nos bairros) as calçadas deverão ter  largura entre 2,50m e 3,10m.

 Além da metragem, as  calçadas devem  seguir as normas nacionais de acessibilidade, que é um espaço destinado à colocação de equipamentos (placas de sinalização, lixeiras e postes,  local livre para o passeio e uma faixa tátil que facilita  a utilização pelos deficientes visuais,  estas  devem  ser   antiderrapantes.

A lei prevê  uma aplicação diferenciada para calçadas já construídas e projetos de construção. Os proprietários de calçadas já construídas que estiverem localizadas nas vias coletoras e arteriais teriam  três anos para se adequarem à lei e para os que estão  localizados nas vias locais,  o período para adequação seria  de seis anos a partir da notificação da secretaria municipal de Fazenda (Semfaz).

Inclusive à época a prefeitura formou uma comissão    composta por membros das secretarias de Transporte e Trânsito, Planejamento e de Fazenda para  analisar toda solicitação de construção e  adequar o projeto à lei.

Na época também a prefeitura firmou parceria com os lojistas do centro da Capital para se adequar a lei, dando exemplo,  com a construção das calçadas da Avenida Sete de Setembro num  projeto da secretária municipal  de Projetos e Obras Especiais. A obra iria  revitalizar e padronizar as calçadas da Avenida Sete de Setembro entre a Rua Brasília e a Avenida Farquar.

O deputado disse que a Lei nº 1.954 de 13/09/2011 que “Estabelece padronização para as calçadas no município de Porto Velho e dá outras providências” caiu no esquecimento, a comissão provavelmente não existe mais, e não se sabe se os projetos de pedidos de construção estão obedecendo o determinado pela lei.

“Está no momento da prefeitura  reparar  essa falta grave que  vem tendo com nossa população,  principalmente com os deficientes físicos, no que diz  respeito a acessibilidade. É quase impossível trafegar com uma cadeira de roda nas calçadas de Porto Velho, tomando por exemplo o centro da cidade. Já passa da hora da prefeitura retomar o projeto de padronização das calcadas da Capital obedecendo o que determina a Lei  nº 1.954 de 13/09/2011”, disse Jean Oliveira.

 Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)