Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

JACI-PARANÁ: Prefeitura leva ações de cidadania para o distrito



Projeto Galera Nativa atende crianças, jovens e mulheres em situação de risco, fomentando a inclusão social 

O distrito de Jaci-Paraná ganha um forte aliado na luta pela inclusão social num pacote de ações elaboradas pela Prefeitura, visando o combate ao uso de substâncias tóxicas, à pedofilia, à exploração sexual (principalmente de crianças e adolescentes), toda forma de violência contra crianças e jovens, gravidez precoce e outros fatores que põem uma significante parcela da população em situação de risco.
        
Trata-se do projeto Galera Nativa de Jaci, lançado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, na noite desta sexta-feira (5) na Escola Cora Coralina. A meta é incentivar a participação efetiva de adolescentes, jovens e mulheres em situação de risco nas atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas; desenvolver o espírito de cidadania, disseminando a importância do respeito à vida humana e fomentando a paz; promover o acesso às políticas públicas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, justiça, cidadania, profissionalização e trabalho, cultura, desporto e lazer. O projeto viabilizará ainda a formação de um banco de dados sobre a situação de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de risco, atendidos no projeto.
        
Desde o início até o final deste mês, uma série de atividades  mobilizam toda a população do distrito: são palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis; planejamento reprodutivo; responsabilidade dos pais frente à temática; gravidez não planejada na adolescência; aferição de pressão arterial; distribuição de hipoclorito de sódio; escovas de entes, preservativos e orientações sobre os mais variados temas, sob a responsabilidade de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, dando prioridade ao público do Bolsa Família. Na arte, o projeto realizará oficinas de produção, teatro, dança, música, fotografia e cinema. "O projeto é um marco na história do poder público em Rondônia. Seguindo a política de inclusão social do prefeito Roberto Sobrinho, conseguimos pela primeira vez concentrar as ações de todas as secretarias municipais para dissipar os problemas sociais enfrentados pelo distrito de Jaci-Paraná", diz o coordenada da Juventude, Samuel Pessoa.     
Parcerias
        
Além da Coordenadoria da Juventude e das secretarias municipais (Semas, Sema, Semed, Semusa, Semdes, Coordenadoria de Mulheres e Fundação Iaripuna), o projeto recebe o apoio do Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Polícia Militar; Polícia Civil; Juizado da Infância e da Juventude; Ministério Público Estadual; Unir, empresas e entidade não-governamentais. Segundo Pessoa, os bairros da periferia da Capital serão os próximos a serem beneficiados pelo Galera Nativa.           

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)