Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ivo Benitez deixa a superintendência da Funasa/RO apresentando balanço positivo


Ivo Benitez deixa a superintendência da Funasa/RO apresentando balanço positivo - Gente de Opinião

A frente da Superintendência Estadual de Rondônia (Suest-RO), há aproximadamente três anos, o ex-promotor e advogado, Ivo Benitez deixa a instituição apresentando um balanço positivo, composto de diversas ações desenvolvidas em vários municípios rondonienses, voltadas ao saneamento básico ambiental.

No período em que esteve à frente da instituição, apesar das dificuldades, a gestão de Ivo Benitez viabilizou passos importantes para a melhoria do saneamento básico no Estado, principalmente, no que se refere as questões educativas, de prevenção e de infraestrutura.

Ao todo, 34 obras de drenagem, melhorias sanitárias domiciliares e sistemas de abastecimentos de água e tratamento de esgoto foram concluídas, o que representa um investimento de mais 50 milhões, em 19 municípios.

Obras finalizadas

Entre as obras concluídas, destaca-se a  construção do sistema de esgotamento sanitário, composto de estação de tratamento, duas lagoas de estabilização, leito de secagem, laboratório de análise da água e 24 km de rede coletora em Presidente Médici, onde aproximadamente R$ 18 milhões foram aplicados.

Em Cacaulândia, o investimento de mais de R$ 10 milhões possibilitou que 80% das residências da área urbana passassem a ser  atendidas por um sistema de esgotamento sanitário, com mais de 16 km de rede coletora, leito de secagem, laboratório de análise da água e estação de tratamento compacta.

No mesmo município, obras de ampliação do sistema de abastecimento de água foi terminado durante a gestão de Ivo Benitez, possibilitando à população de Cacaulândia,  o consumo de água tratada.

Outros dois sistemas de esgotamento sanitário foram implantados em Nova Brasilândia e Guajará-Mirim. Nesta duas cidades o investimento total ultrapassou o valor deR$ 16 milhões.

Para Ivo Benitez, muito foi feito  para melhorar a qualidade de vida da população de Rondônia, embora muita coisa ainda precise ser feita na área de saneamento, principalmente, em outros municípios, a exemplo de Porto Velho.

Projetos de engenharia

Outra conquista importante, foi a aplicação de recursos para elaboração de projetos executivos de engenharia de obras de esgoto e sistema de abastecimento de água para 18 municípios, o que foi feito por meio de uma empresa contratada. Com isso, a Funasa está resolvendo um antigo problema das prefeituras que não possuem equipes para a feitura dos referidos projetos, num total investido de R$ 2.500.000,00.

Planos municipais

Além disso, 15 municípios estão recebendo recursos para a elaboração de planos municipais de saneamento básico, através de empresas contratadas pelas prefeituras. Neste caso, os recursos ultrapassam R$ 2.200 mil.

Municípios beneficiados

Os municípios que estão recebendo ou receberam recursos da Funasa, durante a administração de Ivo Benitez foram: Ariquemes, Alta Floresta, Alto Paraíso, Alvorada, Cacaulândia, Cerejeiras, Corumbiara, Machadinho, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Parecis, São Francisco, São Miguel, Theobroma, Vale do Paraíso, Castanheira, Jorge Teixeira, Alto Alegre, Pimenteiras, Nova União, Teixeirópolis, Campo Novo, Rio Crespo, São Felipe, Costa Marques, Seringueiras, Candeias, Santa Luzia, Nova Mamoré, Espigão D'Oeste, Nova Brasilândia, Presidente Médici e Nova Mamoré

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)