Quarta-feira, 8 de abril de 2009 - 13h40
Deputado Anselmo diz que apesar de extrema a medida se torna necessária para garantir o direito a vida e a integridade física.
Em pronunciamento na Sessão Plenária da Câmara Federal de hoje, 08/04, o deputado federal Anselmo de Jesus (PT), pediu junto ao Procurador da República que promova pedido de Intervenção Federal no Estado de Rondônia. O parlamentar tomou tal posição após obter informações, de que o funcionamento adequado do sistema prisional de Rondônia não tem sido executado, e não se tem registro de que providências estejam sendo tomadas. (CLIQUE E VEJA VÍDEO)
Na última edição do dia 08 de abril, a Revista Carta Capital, noticia a fatídica situação dos detentos da Casa de Detenção José Mário Alves, o Urso Branco, em Porto Velho, capital do Estado. De acordo com o material veiculado foi constatado que vários detentos estão sendo vítimas das mais variadas formas de tortura, como lesões corporais. Tais comprovações vieram do Juiz da primeira Vara de Execuções e Contravenções Penais, doutor Sérgio Wiliam Domingues Teixeira, ao realizar uma inspeção de surpresa.
Para o deputado Anselmo, estas recentes informações somadas ao episódio de horror acontecido no ano de 2004, quando presos foram cruelmente assassinados neste mesmo presídio da capital, significa a falência do sistema prisional de Rondônia. Anselmo lembra que em decorrência do episódio de 2004 o Brasil chegou a figurar como réu junto à Corte Interamericana de Diretos Humanos justamente por conta de casos de violação dos direitos humanos constatados naquele presídio.
”O sistema prisional de nosso Estado tem demonstrado não ter a mínima capacidade de garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais Brasileira, sendo inaceitável que o poder público ainda não tenha tomado as providências cabíveis para um adequado funcionamento do sistema”, disse.
O deputado lembrou ainda que em 2008 foi proposto pedido de intervenção federal em Rondônia, por parte do procurador Geral da República, doutor Antônio Fernando de Souza, ao reconhecer a total violação dos direitos da pessoa humana. O procurador afirmou, á época, que o “o Estado de Rondônia descumpre uma dezena de preceitos constitucionais e dispositivos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário”. Foi relatado pelo Procurador Geral que detentos do Urso Branco foram submetidos a tratamentos degradantes e desumanos.
“Diante de medidas não executadas até o momento pelo Governo do Estado, que na época decretou estado de emergência no sistema penitenciário, objetivando desafogar a superlotação das unidades prisionais e ainda evitar a intervenção, é que sugiro ao Procurador Geral da República propor novo pedido de intervenção federal”, pronunciou Anselmo ressaltando que apesar de extrema a medida se torna necessária para garantir o direito a vida e a integridade física.
Fonte: Luciane Machado
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)