Sábado, 11 de julho de 2009 - 21h20
A equipe de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) vistoria até este sábado(11), bombas de postos combustíveis e balanças em estabelecimentos comerciais de Ji-Paraná. O trabalho está sendo feito há 20 dias por duas equipes de Porto Velho.
Durante a ação, foram fiscalizados 50 postos de combustível e segundo a instituição, não foi encontrada nenhuma irregularidade na medição das bombas. Já as balanças, dez foram apreendidas, por não estarem com o lacre do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com informações, as dez balanças não teriam sido fabricadas no Brasil.
Toda balança tem que ter a marca de verificação acompanhada do prazo de validade e do lacre próprio do Inmetro. O lacre impede o acesso aos locais de regulagem e com isso, a adulteração.
Outro problema, segundo os fiscais, é que cerca de 10% das 600 balanças verificadas estavam com o lacre rompido e apresentavam falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos.
Os próprios comerciantes estavam acessando mecanismos internos do instrumento, o que é proibido, porque a balança só pode ser consertada por técnicos que trabalham em oficinas credenciadas, explicou o fiscal do Ipem, Edilson Pereira da Silva.
Os técnicos do Ipem fazem um alerta aos consumidores na hora de abastecer o veículo, ou comprar em estabelecimentos que possam apresentar risco ao seu bolso.
A balança deve estar num local apropriado, com fácil visibilidade para que o consumidor possa acompanhar a pesagem.
Quanto às bombas de combustível, antes do abastecimento a bomba medidora deve indicar zero para a quantidade de litros e o total a pagar. O consumidor deve conferir o valor do preço por litro e constatar se a bomba está com sua verificação em dia. Toda bomba medidora de combustível líquido verificado mostra a marca oficial do Inmetro.
Em caso de dúvidas, denúncias, sugestões ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem no telefone 0800 647 2777.
Fonte: Decom
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)