Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Índios ocupam há dez dias sede da Funasa em Manaus



Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - Um grupo de mais de 300 índios de várias etnias permanece há dez dias no prédio da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus. Hoje (18), a juíza da 1ª Vara da Justiça Federal, Ana Paula Serizawa, deve decidir sobre o pedido de reintegração de posse feito pela Funasa.

O cacique da aldeia Tauari de Autazes, Antônio Mota, informou que entre os índios que ocupam o prédio estão 100 mulheres e 50 crianças.

Os índios exigem a exoneração do atual diretor do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Manaus, Radamésio Velasques de Abreu. Eles reclamam da administração da verba destinada à saúde dos povos indígenas.

"Queremos a exoneração do Radamésio e melhorias para os nossos povos. Chega de teoria, queremos a saúde indígena na prática", disse Mota.

O diretor do Dsei Manaus, que é responsável por 19 municípios do Amazonas, está na função desde 7 de maio de 2009. Cada Dsei gerencia as ações operacionais e administrativas da saúde indígena nos municípios de sua jurisdição.

A direção da Funasa, em Brasília, informou que aguarda o parecer judicial para retomar as atividades funcionais do órgão, em Manaus. A expectativa era de que a reintegração fosse concedida de imediato. No dia 12, contudo, a juíza Ana Paula Serizawa negou o pedido, considerando o desejo de ouvir as partes envolvidas antes de apresentar a decisão.

Na última terça-feira (16) a juíza reuniu, durante uma audiência de conciliação, representantes dos indígenas, da Funasa, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), mas não houve acordo.

Em nota, a Funasa informou que não negociará sob pressão. O documento informa que a invasão do prédio, paralisando as atividades do órgão, trará prejuízo no atendimento à saúde de mais de 122 mil indígenas da região.

A direção da Funasa julga improcedentes as críticas feitas ao diretor do Dsei de Manaus, Radamésio Velasques de Abreu, bem como desaprova o nome indicado pelas lideranças indígenas para substituí-lo.

Em entrevista à Agência Brasil, o vice-coordenador do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), Adelson Gonçalves, da etnia Tariano, revelou a existência de divergências entre os indígenas sobre a invasão, como consequência da falta de entendimento em relação às reivindicações apresentadas.

Gonçalves disse ainda que não conhece a pessoa indicada para substituir Radamésio (citado pelos manifestantes apenas como Zenildo). Para ele, a divisão de opiniões prejudica o movimento indígena e os próprios povos.

"Neste caso, somos contra a invasão porque não há um objetivo claro e comum para os povos indígenas do Amazonas. Os invasores querem trocar a direção do Dsei Manaus, mas não há nenhum problema com o atual chefe. Tem indígena sendo manipulado por lideranças que parecem estar interessadas nesse cargo", disse.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)