Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Incra reúne lideranças comunitárias para discutir Jequitibá


Representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, soldados da borracha e a comunidade em geral residente nas linhas 30, 35, 40, 45 e 50, da Gleba Jacundá, em Candeias do Jamari, foram convidados pela superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia para uma reunião de esclarecimentos, ocorrida ontem (24), sobre o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, que está sendo criado na região.

Um aspecto polêmico debatido na reunião foi a formação de uma barreira desde a semana passada, para acesso à área, pela Polícia Civil, Incra, Ibama e Sedam, motivada pelas invasões, comercialização de terras públicas e crimes ambientais que ocorrem com freqüência cada vez maior na região, que é a mais desmatada no estado desde 2005, segundo o superintendente do Ibama, Osvaldo Pittaluga.

Na barreira estão sendo fiscalizadas as entradas de equipamentos, como motos-serra, máquinas, armas de fogo, materiais para consolidação de posses e gado, e saída de madeiras das áreas de manejo.   

Assentamento Florestal

O PAF Jequitibá está em fase de criação no Incra, em uma área de 140 mil hectares, na gleba Jacundá, distante 37 km da Candeias, com capacidade para o  assentamento de cerca de 600 famílias em lotes de 200 hectares. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável.

O comerciante Osmar Boisa Castilho expôs as dificuldades que os moradores da região vêm enfrentando e disse que todos devem estar conscientes que a área não é para "criar bois".  "Vamos somar com o Incra e o Ibama que querem nos ajudar. O projeto é um modelo de uso sustentável e o mundo vai nos ver com bons olhos", afirmou.

O superintendente do Incra/RO, Olavo Nienow, esclareceu que o projeto será construído com a comunidade, dentro do que a legislação permite. "O Incra vai levar a proposta, mas a discussão com a comunidade é que vai definir o projeto", garantiu.

Ouvidor Agrário

Na quinta-feira (26) o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, estará em Porto Velho, para uma reunião na 2ª Vara da Justiça Federal onde será tratado o termo de ajuste de conduta do PAF Jequitibá, uma exigência dos ministérios públicos Estadual e Federal para a criação do assentamento.

 

 


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)