Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Implantação de sistema público aumentará transparência na gestão patrimonial do governo


Gente de Opinião

Ronaldo Sawada explica a importância do e-Estado aos gestores do patrimônio

A utilização do sistema e-Estado passou por vários momentos desde a assinatura que cedeu sua transferência ao Governo de Rondônia, até o treinamento dos primeiros servidores estaduais para utilização do módulo patrimônio, realizado entre os dias 15 a 17, em Porto Velho. Foram inúmeras reuniões de alinhamento entre gerentes administrativos, técnicos das principais secretarias estaduais e técnicos da Diretoria da Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), para adaptar o sistema de software livre às prioridades do governo e chegar às condições atuais propícias à implantação.

O primeiro treinamento para a nova ferramenta de gestão teve duração de três dias, foi realizado no laboratório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão dos Solimões e reuniu servidores responsáveis pelos patrimônios das secretarias e superintendências de educação (Seduc), Finanças (Sefin), segurança (Sesdec), orçamento e gestão (Sepog), previdência (Iperon) e desenvolvimento (Suder). A capacitação percorreu todas as ferramentas dos módulo de patrimônio e de materiais do sistema de software livre, e-Estado, que pode ser customizado a partir de seu código fonte, e a partir de agora passa a ser efetivamente utilizado.

Todos os procedimentos de gerenciamento patrimonial pertencentes ao executivo estadual serão administrados digitalmente, através de um sistema intuitivo e de fácil manuseio que é utilizado por inúmeros estados. Treinadas, as unidades governamentais irão levantar seus patrimônios, inserir os dados no sistema e toda a movimentação estará à disposição dos órgãos de controle, como o TCE, que terá acesso direto ao sistema.

Gente de Opinião

Servidor público durante capacitação ao sistema gerencial de patrimônio

Durante abertura do treinamento, Ronaldo Sawada, diretor Executivo da Detic, explicou a importância destes primeiros passos aos mais de 20 servidores estaduais que se tornaram replicadores do conhecimento em suas secretarias e ou superintendências de origem. “O módulo do e-estado traz segurança, efetividade e transparência aos processos de bens patrimoniais. Os processos serão digitais e cabe a nós repassar o conhecimento para que os futuros gestores e os atuais colegas tenham domínio sobre a ferramenta”, explicou o Diretor.

E-ESTADO

O projeto fundamentado na customização do software livre e-Estado tem como premissa potencializar o processamento das informações governamentais através da informatização das ações gerenciais do governo. Possibilita a organização de gastos, do orçamento, da receita tributária, do controle de medicamentos, de recursos humanos e outros serviços no mesmo aplicativo.

Com a utilização do software o Estado irá diversificar a tecnologia da gestão dos recursos públicos, a prestação de serviços à sociedade, facilitando auditoria e apresentação de contas aos órgãos de fiscalização e controle. A Detic, que é a gestora do projeto, é parte da estrutura da Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae).


Fonte
Texto: Detic
Fotos: Detic
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)