Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Homenagem e novas parcerias destacam atuação do Sipam em Rondônia


   
A produção de conhecimentos e o repasse de informações aos órgãos federais, estaduais e municipais são ações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que têm contribuído substancialmente para a execução de políticas públicas na região Amazônica. Somente neste primeiro semestre de 2009, foram 150 solicitações atendidas pelo Homenagem e novas parcerias destacam atuação do Sipam em Rondônia - Gente de OpiniãoCentro Regional de Porto Velho, que é responsável pelos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

São pedidos que vão desde simples cópias da malha viária do estado de Rondônia até a elaboração de relatórios técnicos para subsidiar ações judiciais (sobre queimadas, por exemplo). “Nossa missão é atender os órgãos parceiros, estabelecendo planos de trabalho em conjunto”, resume  José Neumar da Silveira, gerente regional. Além disso, o Sipam oferece cursos, que nesse ano já capacitaram dezenas de técnicos dos três estados.
 

Reconhecimento

Entre os trabalhos desenvolvidos com os órgãos parceiros, destaca-se o compromisso do Sipam com o meio ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministérios Públicos são alguns dos órgãos que mais recorrem ao Sipam com este intuito.

Tal comprometimento ficou registrado na última sexta-feira (31), quando o Sipam recebeu placa de homenagem durante cerimônia de comemoração aos 20 anos do Ibama. “Agradecemos ao Sipam pelo apoio às atividades não somente do Ibama, como também de todos os órgãos ambientais do estado”, declarou César Luiz Guimarães, superintendente do Ibama em Rondônia.

Junto à superintendência do Ibama, nesse primeiro semestre o Sipam planejou e ainda atua no controle da Operação na Floresta Nacional do Bom Futuro, forneceu dados sobre a incidência de focos de calor e desmatamentos no estado, atua no programa de ressocialização ambiental, entre outras ações.
 

Novos desafios


Com o sucesso das parcerias já estabelecidas, outras instituições têm buscado o apoio do Sipam. É o caso do Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional de Rondônia e Acre), que manifestou interesse no trabalho em conjunto. “Podemos firmar acordo de cooperação técnica e passar a planejar ações com base nos dados do Sipam“, diz Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe. Segundo ele, informações sobre novos desmatamentos, por exemplo, podem ser importantes para coibir a exploração do trabalho que ocorre na abertura da mata.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)