Terça-feira, 7 de abril de 2009 - 13h29
O curso de formação política à distância Ruth Cardoso, lançado em Rondônia pelo PSDB Jovem é uma oportunidade para o partido divulgar amplamente a obra da antropóloga e socióloga que deixou um importante legado na história do Brasil ao assumir o cargo de primeira dama do País.
A observação foi feita ontem, pela diretora da Faculdade Fimca, Maria Sílvia Carvalho, que prestou uma homenagem a mulher do ex presidente Fernando Henrique Cardoso durante a solenidade de apresentação do curso virtual lançado em Rondônia pelo PSDB e o Instituto Teotônio Vilela.
"Eu tive a honra de conviver com dona Ruth em Brasília e em São Paulo nas memoráveis campanhas do PSDB", lembra Maria Sílvia que além de filiada a legenda tucana, sempre participou das manifestações ao lado do marido, o médico Aparício Carvalho o qual já foi vereador, deputado federal e vice governador do Estado de Rondônia.
Jornalista, advogada, economista e bacharel em história, Maria Sílvia declarou que nutre uma grande admiração por Ruth Cardoso, principalmente pela sua elogiável capacidade intelectual e a visão humanista que sempre teve ao transformar conhecimento acadêmico e bem estar para a coletividade.
"Numa época em que poucos perceberam a emergência dos movimentos sociais, ela montou uma primeira equipe para pesquisá los, quando as organizações não governamentais ainda eram praticamente desconhecidas", lembrou Maria Sílvia, mencionando que além de ocupar importantes cargos em instituições brasileiras e órganismo internacionais, ajudou a fundar na década de 70, o Jornal "Nós Mulheres".
Como primeira dama de 1995 a 2002, a socióloga lançou os programas Comunidade Solidária e Alfabetização Solidária, embriões dos programas sociais do atual governo. Durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, lutou para melhorar a legislação que rege as Organizações Não Governamentais -. Depois, dona Ruth montou a Comunitas, organização que apóia o voluntariado e prestando consultoria a empresas sobre responsabilidade social.
Fonte: João Albuquerque
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)