Terça-feira, 15 de setembro de 2015 - 18h10
O deputado Hermínio Coelho (PSD), durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa, elogiou o governo do Estado, por ter editado um ato de desapropriação do bairro Universitário, em Porto Velho, evitando desta forma a concretização da ordem de despejo.
“Foi um ato inédito e que não era inclusive de responsabilidade do Estado, e sim da Prefeitura de Porto Velho, que nada fez, simplesmente o prefeito lavou as mãos”, declarou o parlamentar.
Hermínio Coelho disse que este caso era reconhecido como uma causa perdida, mas que contou com a sensibilidade do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), que se compadeceu com o drama vivenciado por aproximadamente 500 famílias.
De acordo com o deputado, a participação do chefe da Casa Civil, Emerson Castro, também foi decisiva, pois ele articulou junto à Justiça Federal o adiamento do despejo, até para ganhar tempo para o governo editar o ato de desapropriação.
Ele relatou que esteve juntamente com o deputado Jesuíno, o chefe da Casa Civil e outros auxiliares do governo, em uma reunião na Justiça Federal, buscando sensibilizar o juiz responsável pelo processo quanto à necessidade de suspender o despejo, enquanto se encaminhava a negociação política entre a Assembleia, o governo e o proprietário da área.
Lamentou o deputado que em todas estas fases, em que milhares de pessoas corriam o risco de ficar sem moradia, nas reuniões na Justiça Federal, não contaram com a presença do prefeito Mauro Nazif (PSB), e de nenhum membro da Prefeitura.
Durante o pronunciamento de Hermínio Coelho, solicitaram aparte (rápida intervenção durante o discurso), os deputados José Lebrão (PTN), Edson Martins (PMDB), Cleiton Roque (PSB) e Lúcia Tereza (PP).
“Com certeza o ato do governador ajudou e resgatou a honra e a cidadania daquelas pessoas. Obrigado governo do Estado por esta atitude”, salientou Hermínio.
Informou o parlamentar que a Assembleia Legislativa vai liberar de seu próprio orçamento R$ 2,5 milhões para garantir a desapropriação. Encerrou o deputado Hermínio Coelho afirmando não ter nenhum problema em elogiar e agradecer o governo, e esperar que haja uma ação mais concreta do Estado, na solução de conflitos agrários e nas demais causas sociais, que com certeza voltará a elogiar.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)