Quinta-feira, 5 de março de 2015 - 17h03
A constituição de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades administrativas e operacionais no DER – Departamento de Estradas de Rodagem, foi proposta na sessão plenária desta terça-feira (03 de março) na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD). De acordo com o parlamentar a “roubalheira” é generalizada no DER, e neste sentido se faz necessário inclusive que seja efetivado um levantamento de todos os recursos financeiros aplicados naquela autarquia, desde o ano de 2011.
Hermínio Coelho iniciou seu pronunciamento, destacando o descaso do Governo Estadual, para com os encaminhamentos feitos pelos deputados. Citou ele, o caso do então deputado Marcos Donadon, que após ter apresentado requerimento solicitando informações técnicas do DER, acabou sendo preso e as informações solicitadas jamais foram enviadas.
Posteriormente, o deputado Hermínio Coelho destacou a importância do requerimento apresentado na atual legislatura, pela deputada Glaucione Rodrigues (PSDC), solicitando detalhamento da aplicação de recursos de empréstimos e financiamentos, gerenciados pelo DER.
Ainda de acordo com o deputado, estas informações são de extrema importância, pois são recursos públicos, que ultrapassam R$ 1 bilhão. Além disso, prosseguiu, “se tem conhecimento que a bagunça administrativa é gritante no DER, inclusive com o sumiço constante de maquinários, e da situação preocupante da falta de recursos para inclusive garantir a recuperação e manutenção das estradas”.
Da tribuna, Hermínio Coelho voltou a destacar que a roubalheira é generalizada no DER, e desta forma justifica-se a constituição de uma CPI, para apurar inclusive os desmandos da organização criminosa instalada naquela autarquia, para desviar recursos destinados a construção da obra do Espaço Alternativo em Porto Velho.
Ao concluir salientou o deputado: “O engenheiro Lúcio Mosquini apesar de ter sido preso, continua mandando e desmando no DER, inclusive foi quem indicou o atual diretor geral daquele órgão. Achei estranho o coronel bombeiro ter aceitado o cargo, e até acredito que ele tenha entrado num rabo de foguete. Importante uma CPI para apurar como e onde este dinheiro foi aplicado. Espero contar com o apoio de pelo menos sete deputados, para que se descubra esta caixa preta do DER”.
Fonte: Paulo Ayres
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)