Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo recebe propostas de sindicatos


A Menp, formada pelas secretarias estaduais de Administração, Planejamento, Finanças e Assuntos Estratégicos, é a instância do governo para o recebimento e análise dos pleitos salariais e demais benefícios, adequando-os às disposições jurídicas, financeiras e orçamentárias para posterior aplicação. Participam também da Menp os representantes sindicais de cada categoria e os secretários das áreas que estão sendo discutidas.

Presentes à reunião, o presidente da Associação dos Praças e Familiares da Polícia Militar (Asfapom), Jesuíno Boabaid; Golbery da Paixão Leitão, diretor de Administração e Informática, representando o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde); Anderson Pereira, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon); Robson Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Executivo (Sintraer); e Joy Luiz Monteiro, presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários (Sintec). O secretário da Sejus, Fernando Oliveira, acompanhou o pleito dos servidores do Singeperon e todos os demais sindicatos contaram com a participação de assessores de suas diretorias.

O chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, falou sobre o objetivo da Menp e o avanço que o governo propõe em chamar os sindicatos para uma conversa franca e objetiva, ouvindo individualmente os pleitos de cada categoria. O secretário Rui Vieira disse que serão ouvidas todas as categorias e os pleitos serão analisados pelas câmaras de negociação sindical, redação e de impacto financeiro e orçamentário. Também explicou que o momento é dinâmico e é necessário um diálogo constante com todas as categoriais funcionais, com a finalidade de se buscar um consenso no atendimento de todos. O secretário George Braga também ponderou que os pleitos serão todos analisados, dentro da situação que for possível, dada a queda da receita estadual e a necessidade de se resguardar o governo sobre o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre os encaminhamentos da Asfapom, Boabaid detalhou a necessidade de cumprimento dos acordos já formalizados e de ganhos judiciais, além de mudanças na legislação que amparam promoções aos policiais militares. O Sindsaúde pediu a revisão do Plano de Carreira que foi implantado em 2002, além do repasse sindical. O Singeperon quer discutir o PCCR e os processos de pagamento de insalubridade. O Sintraer pede a uniformidade nas gratificações e o nivelamento nas carreiras no PCCR; e o Sintec cobra a formalização de um Termo de Compromisso que já foi discutido.

As demais categorias funcionais também poderão agendar reuniões com a Mesa de Negociação Permanente para a formalização de seus pedidos através de suas representações sindicais.

Fonte: Mirian Franco

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)