Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo entrega viaturas equipadas para Bombeiros


O governador Confúcio Moura entregou, na manhã desta quarta-feira (17), cinco unidades do  Auto Misto de Apoio e Salvamento (Amas) ao  Corpo de Bombeiros Militar em Porto Velho.  Equipados com 28 itens de salvamento, os veículos movidos a óleo diesel  vão atender  a capital, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, nas operações terrestres como captura de animais e socorro diversos.

Reunidos no auditório do Comando Geral, a tropa foi apresentada ao governador pelo Coronel Chianca, coordenador de Operações do CBM.  No evento, o comandante Geral dos Bombeiros, coronel  Ubirajara Caetano, que  na semana passada foi  eleito , no Rio de Janeiro,  presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros  do Brasil (Ligabom)  biênio 2013-2014, disse que para a Corporação está é uma grande conquista. Mais cinco viaturas serão adquiridas no segundo semestre.

O comandante também lembrou que, até pouco tempo, os militares capturavam animais “na unha”, pois não haviam  equipamentos.  “Rondônia ganha com os novos veículos um padrão avançado para as operações terrestres, mais mobilidade e economicidade, em virtude de serem carros pequenos e movidos a óleo diesel. Além  disso, a tropa terá melhores condições para agir nos mais diversos casos”, salientou.

O governador Confúcio Moura ressaltou  e parabenizou os bombeiros militares pela respeitabilidade que a Corporação  tem  junto à sociedade, incentivando que  continuem preservando a imagem  que construíram  ao  longo do tempo  e disse sentir-se envaidecido por poder participar de uma solenidade de entrega de equipamentos, cujo objetivo, além de melhorar as atividades cotidianas dos militares, é mostrar resultados para a sociedade.

Confúcio falou sobre a precariedade dos bombeiros em anos passados, comparando com a realidade atual, quando a Corporação já está trabalhando para adquirir a segunda aeronave para atender a população.  “O interior está sendo beneficiado, ao mesmo tempo que a capital, pelas novas tecnologias. Estou satisfeito e feliz por estar cumprindo aquilo que desejei  desde o início do meu governo”, declarou.

Entre os itens das novas viaturas destacam-se  as cadeirinhas de salvamento, mosquetões, blocantes, cintos especiais, triângulos e tripés de salvamento, escada prolongável, moto serra,moto abrasivo,  polias, desencarcerador, expansor para socorro de vítimas em ferragens. No campo  dos animais os Amas têm cambão para captura de cães  e gatos, gaiolas e ganchos para animais peçonhentos  e  abelhas. No socorro a vítimas, especialmente em acidentes, tem colar servical, talas fixas, ked, maca e kits para primeiros socorros. No combate a incêndio tem guinchos, moto bomba para escova, mangotes, mangueiras  de incêndio de 30 metros, engate rápido  para auto abastecimento  em mananciais e derivantes. Os cinco Amas custaram  ao Estado  R$ 1 milhão e 460 mil. E foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Alice Thomaz  / Decom
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)