Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia entregou quase seis mil toneladas de calcário para produtores da agricultura familiar em 2015


Gente de Opinião

Calcário é  produzido pela Companhia de Mineração de Rondônia, em Pimenta Bueno

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), usando seus três caminhões bi-trem, transportou e entregou, a custo zero, 5.946,4 toneladas de calcário produzidas na usina da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) em Espigão do Oeste. Produtores, associações e cooperativas rurais de 32 municípios receberam gratuitamente o insumo entre os meses de fevereiro e dezembro de 2015.

Os três caminhões bi-trem da Seagri realizaram mais de 180 viagens entre a usina de calcário da CMR e os mais de 1.900 pequenos produtores da agricultura familiar e associações rurais localizados em todos os cantos de Rondônia.

“Levamos muito a sério o agronegócio familiar, pois sabemos que ele é responsável por mais de 82% de toda a produção do Estado. Em 2014 transportamos e entregamos mais de 5 mil toneladas de calcário; no ano passado, entre fevereiro e dezembro, subimos para perto de 6 mil toneladas e neste ano de 2016 queremos dobrar a entrega, pois estamos trabalhando para formalizar um registro de preço de transporte que permitirá este incremento”, afirmou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

O insumo, assim como aconteceu nos anos anteriores, este ano pode ser solicitado por prefeituras, entidades de classe, associações e cooperativas rurais e emendas de parlamentares, junto à Seagri. Padovani diz que “esta ação direta reduz o tempo de tramitação das solicitações e consequentemente o transporte da usina até o produtor, permitindo que a correção do solo seja feita em tempo hábil para a realização do plantio, respeitando os ditames da natureza para a safra de cada produto”, finalizou.
 



Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)