Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia busca apoio para colocar Porto Velho na rota de voos internacionais



No intuito de solicitar da Receita Federal o apoio para que o Aeroporto Internacional Jorge Teixeira inicie seus pousos e decolagens para outros países, o governador Confúcio Moura reuniu-se nessa quarta-feira (12) com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, no Ministério da Fazenda, em Brasília.

A quantidade de produtos importados e exportados resultantes do comércio com países andinos e o incremento da indústria do turismo foram os pontos principais abordados pelo governador no encontro. Confúcio explanou sobre os locais mais visitados de Rondônia, sobretudo de Porto Velho, e destacou a posição geográfica que, segundo ele, privilegia o estado tanto no contexto da região Norte quanto no internacional.

Jorge Rachid explicou que a Receita Federal pode atuar no local com ações simples do governo estadual. O ponto principal é Rondônia iniciar os voos. A partir daí a Receita Federal implementa os procedimentos padronizados ao funcionamento de um aeroporto internacional, como vigilância e repressão, controle aduaneiro, instalação de equipamentos de segurança, entre outros.

Confúcio demonstrou ao secretário Rachid que com as informações o aeroporto de Porto Velho fica bem próximo de proporcionar voos internacionais. “Agora vamos trabalhar junto às companhias aéreas e de turismo para que sejam criados pacotes de viagem que incluam Rondônia”, comemorou.

O Aeroporto Internacional de Porto Velho, também chamado de Belmont, devido ao bairro que o situa, passou a ser aeroporto internacional em fevereiro de 2002. A sete quilômetros do centro da cidade, tem capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. Além disso, oferece mais de 150 voos domésticos por semana.

Também estiveram presentes o subsecretário da Receita Federal, Ernani Argolo e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)