Segunda-feira, 31 de agosto de 2015 - 20h17
A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, pediu aos órgãos competentes maior incentivo à cafeicultura em Rondônia. Ela fez, também, alerta sobre a contaminação de mudas de café devido a nematoides o que poderá afetar a produção agrícola do Estado.
Segundo a parlamentar, Rondônia é o quarto produtor de café no País. Observou que há necessidade de incentivo por parte dos órgãos da administração pública para que a cafeicultura mantenha-se firme no Estado.
“Milhares de mudas de café estão contaminadas e não podem mais produzir, já que foram afetadas por nematoides. Após seis anos de idade, as mudas são atingidas por organismo do solo o que compromete a produção”, assegurou Glaucione.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) concordou que há deficiência da fiscalização do Estado. Informou que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) conta com apenas dois técnicos para atuar em todo Estado. Ele comentou, ainda, que os viveiros não são fiscalizados devidamente, resultando na problemática vivenciada hoje na produção de café.
De outra forma, a deputada Lúcia Tereza (PP) lembrou que até o eucalipto que foi plantado em Rondônia, morreu. E, de maneira firme, cobrou maior investimento e proteção à lavoura de café, assim como à pastagem para o gado.
Para dirimir dúvida, a deputada Glaucione fez questão de esclarecer que nematoides são organismos do solo, pequenos vermes microscópios, que atingem o sistema radicular (raízes) do cafeeiro, tornando as plantas fracas e improdutivas, dificultando a absorção de nutrientes (água e sais minerais), causando morte das raízes e quedas das folhas, diminuindo a produção e até a morte das plantas.
Fonte: Carlos Neves
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)