Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

gillettePRESS - Herói da terra


 
 

Em comemoração ao Dia do Produtor Rural, celebrado em 28 de julho, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, reflete sobre agricultura e meio ambiente:

- “O agricultor é, antes de tudo, um forte. A frase de Euclides da Cunha traduziu o sofrimento enfrentado pelos trabalhadores da lavoura na passagem do século 19 para o século 20. O tempo passou, mas as dificuldades persistem. O endividamento do campo se mistura às novas exigências de produção sustentável. Hoje, se ainda estivesse entre nós, Euclides talvez bradasse que os produtores brasileiros são, antes de tudo, heróis, personagens que durante décadas desbravaram o país, com muita obstinação, convencidos de que estavam dando a vida pelo desenvolvimento do Brasil.”
 

                                                                             

Anônimo e de mão calejada

 
Faça chuva ou faça sol, lá estão os produtores rurais trabalhando,
Pensando, unicamente, em levar o alimento à mesa da população.
Cumprem uma missão de vida e são peças importantes na engrenagem do desenvolvimento nacional.
 
Grande ou micro produtor, todos eles cumprem com esmero esta árdua missão de plantar, colher e saciar a fome de todos os brasileiros. No Norte do país, não são os grandes produtores de café ou de soja que predominam no setor rural. Aqui, os responsáveis pelo sustento de seus habitantes são os micro e pequenos produtores rurais. Colonos que produzem alimentos, apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam, como falta de incentivos, carência de recursos, ausência de tecnologia, e tantas outras dificuldades.
 
O que podemos fazer
 
Precisamos fazer com que estes trabalhadores tenham o seu valor devidamente reconhecido. A resposta a isto, com certeza, virá em substancial aumento da produção agrícola do Brasil. Ganhará o país, que terá mais alimento para o abastecimento interno e até para exportação; ganhará a população, com o conseqüente aumento da oferta, que reduzirá os preços.
 
O Novo Produtor Rural 
 

Neste Dia do Agricultor, a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB-RO), consciente da importância que pequenos e grandes produtores rurais representam para a economia do nosso estado, lança um apelo ao diálogo construtivo.

Que as novas e bem-vindas leis ambientais, como o Código Florestal, sejam duras, mas realistas, isentas de paixões, respeitando as dificuldades de adaptação à nova e positiva política preservacionista.
E a OCB-RO – em nome das cooperativas rondonienses - já deu sua contribuição, oferecendo importantes sugestões que foram, inclusive, motivo de debates em audiência públicas, nas cidades de Vilhena e Ji-Paraná.
 
“Se o importante é competir, fundamental é cooperar.”

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)