Quinta-feira, 26 de junho de 2014 - 11h56
Denúncias passadas ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) dão conta de que alguns gestores estariam preterindo os assistentes do Banco do Brasil que tem chance de progressão na carreira porque estes trabalhadores fazem parte de algumas das ações de 7ª e 8ª horas que o Sindicato venceu, contra o banco, na Justiça Trabalhista.
De acordo com o diretor de Saúde do SEEB-RO, Cleiton dos Santos, essas informações passadas por funcionários do BB confirmariam que alguns assistentes, mesmo com chances reais de serem nomeados (promovidos) estão sendo ‘deixados de lado’ ou, de forma velada, ‘ignorados’ pelos administradores.
“Há uma forte suspeita de que os que foram nomeados, abrindo mão da ação de 7ª e 8ª horas, tenham sido coagidos por estes gestores”, menciona Cleiton.
Para o dirigente sindical essa é uma postura inadmissível. “O que nos surpreende é que essa conduta arbitrária e imoral esteja partindo exatamente de administradores que se dizem progressistas”, disparou.
O presidente do Sindicato, José Pinheiro, anunciou que essas denúncias serão apuradas e, caso haja a confirmação, o caso será levado a conhecimento do Ministério Público do Trabalho (MPT) e às instâncias superiores do Banco do Brasil.
A AÇÃO
O Sindicato, por meio do Assis & Fonseca Advogados Associados, ingressou com ação judicial de ação de 7º e 8º hora a favor dos assistentes do BB em Rondônia, ainda em 2012, para que o banco reduza a jornada de trabalho de oito para seis horas, sem redução de salários e que faça o pagamento do passivo dessas horas excedentes trabalhadas nos últimos cinco anos.
O banco perdeu em primeira instância (Tribunal Regional do Trabalho) e em segunda instância (Tribunal Superior do Trabalho – TST).
Os valores dos créditos referentes às ações já começaram a ser creditados nas contas correntes dos contemplados pela decisão judicial.
FONTE: RONDINELI GONZALEZ
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)