Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 15h15
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveu na última segunda-feira (13), em Brasília, o II Encontro Nacional com os Coordenadores Regionais, que teve como objetivo discutir a situação de cada coordenação com relação ao andamento das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante a abertura, o presidente da Funasa, Danilo Forte, destacou a importância do atual momento da Fundação, seu papel social e sua responsabilidade junto ao Governo Federal. "Precisamos ter consciência do momento positivo que a Instituição está vivendo e buscar solucionar todos os problemas e as pendências para avançarmos no PAC", disse.
Durante o encontro,o presidente da Funasa citou algumas medidas tomadas para dar mais agilidade ao PAC, como o acesso ao Sistema de Convênios (Sincov), o aumento da frota de veículos nas coordenações, o Programa de Cooperação Técnica para auxiliar os prefeitos na elaboração dos projetos, a ampliação do quadro de engenheiros e técnicos com a realização de concurso público, além de novas contratações.
A Portaria nº 202, que estabelece as atribuições das Coordenações Regionais da Funasa nos Estados e designa a criação de um grupo com cinco técnicos para coordenar as ações de execução do PAC/Funasa, também foi citada como mais um avanço. "Temos que mostrar a potência da Funasa, dar um salto de qualidade, enfim, fazer a roda girar", afirmou Danilo Forte.
O presidente também ressaltou o bom desempenho de vários departamentos da Instituição, como o Departamento de Saúde Indígena que, com uma concentração de esforços tem apresentado melhoria nos indicadores de saúde dessa população.
Forte destacou, ainda, a evolução, nos últimos três anos, do relacionamento entre o corpo técnico e a direção da Funasa. "Nunca antes a Instituição teve tantos diretores escolhidos entre os servidores da Casa, o que é uma demonstração da valorização de seu quadro de servidores", afirmou.
Na oportunidade, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Raimundo Machado, apresentou o desempenho de cada uma das coordenações em relação ao PAC. "Apesar de todas as ações positivas, como a Força-Tarefa criada pela Funasa para agilizar a análise dos projetos, temos que dar um salto de qualidade ainda maior para promover uma execução mais favorável aos projetos que estão sob nossa responsabilidade", destacou Machado. Para ele, os resultados esperados serão alcançados desde que aja um esforço concentrado e um trabalho integrado.
Além de representantes das 26 Coordenações Regionais, participaram do encontro os diretores da Fundação, os coordenadores regionais e os chefes dos setores de Engenharia de cada Estado.
O evento contou ainda com a apresentação do diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, que falou sobre os resultados alcançados no setor, como a redução da mortalidade infantil. A diretora do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Depin), Sheila Rezende, expôs o processo de planejamento, convênios e Sistemas de Informação.
Fonte: Funasa/RO
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)