Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa realiza oficina sobre tratamento de água em comunidades rurais



Acontece na sede do Ibama/Brasília, a Oficina de Pesquisas da Funasa sobre Tratamento e Conservação de Água em Comunidades Rurais ou Isoladas. O evento é uma iniciativa do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Sanitária (Codet).

O objetivo do encontro é discutir tecnicamente métodos de tratamento de água para pequenas comunidades rurais ou isoladas, desenvolvidos em projetos financiados pelo Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa. “Nossa intenção é debater, com especialistas da área, a aplicabilidade dos métodos e conhecimentos das pesquisas, e fomentar novos estudos na área de abastecimento de água”, explicou Filomena Kotaka.

“Este é um evento muito importante, pois discute o papel na Funasa na política de saneamento do país. O Brasil tem avançado muito em termos de desenvolvimento e as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) comprovam a política do governo em crescer, e a Funasa faz parte desse objetivo”, disse o presidente da Funasa Danilo Forte. Ele ressaltou a importância das ações de controle de qualidade da água que a Fundação realiza. “Com o trabalho de monitoramento das equipes dos laboratórios diminuímos o risco de contaminação da população, principalmente os habitantes de comunidades rurais”, afirmou o dirigente da Funasa.

Durante a oficina que prossegue até amanhã (12) estão sendo discutidos entre outros temas:  Controle de Qualidade da Água, Abastecimento de Água, Técnicas de Filtração para tratamento de água em pequenas comunidades e Proteção sanitária de cisternas.

Pesquisa — Desde 1999, a Funasa instituiu o Programa de Desenvolvimento Científico Tecnológico, desencadeando um processo pró-ativo, visando encontrar soluções para os problemas que limitavam suas ações, bem como para o desenvolvimento de técnicas que ampliassem a sua capacidade de atuação. O programa proposto compreende as ações de engenharia de saúde pública, epidemiologia e saúde indígena, além das pesquisas a serem desenvolvidas pelos órgãos descentralizados da Funasa e Ministério da Saúde, como o Instituto Evandro Chagas e Fundação Oswaldo Cruz.

Na área de engenharia de saúde pública existe o “Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento” que resultou no envolvimento e aproximação da Funasa com os pesquisadores e instituições de diversas localidades do país, que em conjunto discutem os problemas e buscam  soluções para as ações desenvolvidas pela Fundação.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)