Terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 11h51
Acontece na sede do Ibama/Brasília, a Oficina de Pesquisas da Funasa sobre Tratamento e Conservação de Água em Comunidades Rurais ou Isoladas. O evento é uma iniciativa do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Sanitária (Codet).
O objetivo do encontro é discutir tecnicamente métodos de tratamento de água para pequenas comunidades rurais ou isoladas, desenvolvidos em projetos financiados pelo Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa. Nossa intenção é debater, com especialistas da área, a aplicabilidade dos métodos e conhecimentos das pesquisas, e fomentar novos estudos na área de abastecimento de água, explicou Filomena Kotaka.
Este é um evento muito importante, pois discute o papel na Funasa na política de saneamento do país. O Brasil tem avançado muito em termos de desenvolvimento e as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) comprovam a política do governo em crescer, e a Funasa faz parte desse objetivo, disse o presidente da Funasa Danilo Forte. Ele ressaltou a importância das ações de controle de qualidade da água que a Fundação realiza. Com o trabalho de monitoramento das equipes dos laboratórios diminuímos o risco de contaminação da população, principalmente os habitantes de comunidades rurais, afirmou o dirigente da Funasa.
Durante a oficina que prossegue até amanhã (12) estão sendo discutidos entre outros temas: Controle de Qualidade da Água, Abastecimento de Água, Técnicas de Filtração para tratamento de água em pequenas comunidades e Proteção sanitária de cisternas.
Pesquisa Desde 1999, a Funasa instituiu o Programa de Desenvolvimento Científico Tecnológico, desencadeando um processo pró-ativo, visando encontrar soluções para os problemas que limitavam suas ações, bem como para o desenvolvimento de técnicas que ampliassem a sua capacidade de atuação. O programa proposto compreende as ações de engenharia de saúde pública, epidemiologia e saúde indígena, além das pesquisas a serem desenvolvidas pelos órgãos descentralizados da Funasa e Ministério da Saúde, como o Instituto Evandro Chagas e Fundação Oswaldo Cruz.
Na área de engenharia de saúde pública existe o Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento que resultou no envolvimento e aproximação da Funasa com os pesquisadores e instituições de diversas localidades do país, que em conjunto discutem os problemas e buscam soluções para as ações desenvolvidas pela Fundação.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)