Sexta-feira, 5 de maio de 2017 - 08h15
A vigilância das fronteiras, regularização de propriedades rurais e a comunicação pública são os principais desafios a serem discutidos e pactuados no 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, composta por nove estados brasileiros. A Amazônia brasileira representa 61% do território nacional e é uma região de importância internacional.
O vice-governador Daniel Pereira abriu o fórum salientando a importância da união entre os estados para tratar de interesses em comum
A abertura oficial ocorreu ontem, quinta-feira (4), no auditório Jerônimo Santana, no 9º andar do Palácio Rio Madeira, sede oficial do governo de Rondônia. O evento segue hoje, sexta-feira (5) quando deverá ser assinado um protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Fazem parte deste bloco os Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Representando o governador Confúcio Moura, o vice Daniel Pereira destacou a importância da consolidação de uma região mais forte no combate ao tráfico de drogas. “Em Rondônia, 70% dos apenados estão ligados a este crime”, disse Daniel Pereira, destacando a ausência do governo federal em ações de policiamento nas fronteiras.
No eixo da segurança pública, o secretário estadual de Segurança, Defesa Cidadania, Lioberto Caetano, ressaltou o fechamento da fronteira amazônica. “É ali que entram as drogas e armamentos. Neste Fórum vamos alinhar ações no sentido de fechar estas portas do tráfico”, afirmou Caetano, esperando pactuar com os demais secretários política que assegure maior vigilância. “Nossa principal demanda é a fronteira. É a partir dela que se instala o crime no País”, reforçou o secretário de Segurança do Amazonas, Sérgio Fontes.
O desmatamento da Amazônia e a regularização das propriedades rurais compõem as discussões prioritárias dos gestores ambientais durante o Fórum. “Somos exemplo em legalização em Cadastro Ambiental Rural (CAR) com 65% das propriedades documentadas”, assegurou o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles Machado.
O CAR mapeia as propriedades rurais sobre as questões ambientais. Sem o documento, o produtor perde o acesso a benefícios como as linhas de créditos, por exemplo. Em Rondônia, o governo estadual oferece o serviço gratuitamente ao pequeno produtor. Todas as propriedades rurais devem ter o CAR, segundo legislação federal.
O Fórum abre perspectivas para que a comunicação pública se estabeleça no engajamento e mobilização social. “É um momento de trocas de conhecimento e experiência”, frisou Edna Okabayashi, diretora executiva estadual de Comunicação.
No eixo da comunicação do 14º Fórum, deverá ser criado o Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental. “É um esforço conjunto da região na defesa dos interesses sociais”, disse a secretária executiva do gabinete do governador, Cira Moura.
Leia mais notícias sobre o 14º Fórum
de Governadores da Amazônia legal
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)