Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FOLLADOR PEDE AÇÃO DE URGÊNCIA PARA GUAJARÁ, JACY E PORTO VELHO


Depois de agradecer e pedir um reforço nas ações da Defesa Civil em apoio às populações atingidas pela cheia do Rio Madeira, com milhares de desabrigados, número que não para de subir, o deputado Adelino Follador (DEM), pediu ontem que o Governo e as instituições de defesa aumentem o socorro a Jacy-Paraná e Guajará Mirim, e o monitoramento sobre outras comunidades, como as banhadas pelos rios Machado e Jamari, para que sejam socorridas a tempo, para evitar maiores prejuízos.

Para ele, é preciso ampliar o apoio na Capital, mas é igualmente importante atentar para situações como as de Ji-Paraná, Jacy-Paraná e Guajará Mirim, principalmente, onde o isolamento levou o prefeito municipal a cancelar a festa de carnaval local, e a decretar o estado de calamidade pública, ato que o Poder Legislativo Estadual certamente apoia integralmente, e vai reforçar o encaminhamento de medidas para socorrer as famílias desabrigadas e as instituições. “Não podemos neste momento é perder tempo procurando culpados pela enchente e pelos problemas dela decorrentes”, disse Follador.


O RISCO DE DOENÇAS

O deputado disse que sua preocupação maior é com o perigo que vem com a enchente que eleva enormemente o risco de uma série de doenças de caráter epidemiológico. Segundo ele, as águas das enchentes se misturam a outros mananciais impuros e com as fossas das casas atingidas, e esta mistura pode ser fatal, como indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Follador disse que além do risco de afogamento, que é factível, o risco maior se revela quando o rio começa recuar, fazendo emergir o alto risco de contaminações que expõe a população a inúmeras doenças, e também a uma série de acidentes, como choques elétricos e lesões corporais.

O deputado alertou as pessoas atingidas que atentem principalmente para as recomendações dos órgãos de saúde e vigilância, visto que a enchente por seu volume e contaminação natural, propicia o aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras.

Adelino Follador disse que tem muitos amigos em Porto Velho e pediu a eles que colaborem no esforço conjunto para socorrer a todos os desabrigados. Ele que foi prefeito e tem experiência no atendimento a grandes demandas, voltou a recomendar a todos que evitem beber água sem o devido tratamento, e até o simples contato com água contaminada, pois elas certamente estão carregadas de bactérias e vírus que causam doenças gravíssimas como a leptospirose (da urina do rato), hepatite A e E, além de febre tifoide, cólera e a terrível dengue. “O governo e as instituições tem a obrigação de zelar pela saúde, socorrer os desabrigados, mas é uma obrigação que é de todos os cidadãos”, disse o deputado.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)