Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Follador exige prioridade para agricultura familiar



O deputado Adelino Follador (DEM) esteve reunido, na manhã de sexta-feira (26), com um grupo de pequenos produtores de Ariquemes, para ouvi-los sobre a venda direta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O parlamentar apurou que muitos agricultores familiares do Estado de Rondônia, estão sendo excluídos do processo de venda direta com a manipulação de cooperativas e consentimento da Seduc.

Estes agricultores têm comercializado com o Programa há vários anos, com a qualidade exigida dos produtos. “A Seduc não pode limitar os produtores de continuar estas vendas, o que está acontecendo é que as cooperativas têm atravessado a negociação”, disse Follador.

O deputado afirmou que não é contra as cooperativas, porém a participação das mesmas deve ser inclusiva, pois o propósito do Programa é beneficiar um grande número de pequenos produtores e o que está acontecendo é o benefício de pequenos grupos em torno destas cooperativas.

“Até obter esta conquista foi uma luta muito grande dos pequenos agricultores, não podemos agora nos acomodar e deixar que eles percam este direito”, comentou o deputado.

Continuando, Adelino disse que a legislação deve ser mudada, através de alteração na Resolução CD/FNDE nº 26, estabelecendo uma prioridade clara para agricultura familiar.

“Vamos marcar uma reunião na Assembleia Legislativa, convocando todos os setores responsáveis para discutirmos o tema e estabelecer critérios definitivos que não prejudique o pequeno produtor rural”, concluiu o parlamentar.

Na semana passada o deputado Adelino Follador esteve na Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), em Ariquemes, exigindo que as compras dos alimentos sejam feitas, preferencialmente, dos agricultores familiares.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)