Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FLOR DO MARACUJÁ: resgate da cultura nordestina nas quadrilhas do fim de semana



O fim de semana foi agitado no espaço do Arraial Flor do Maracujá. O público lotou as arquibancadas todos os dias para assistir a apresentação das quadrilhas: Rosas de Ouro Mirim, Matutos da Cidade Grande adulta e Girassol das Três Marias, adulta, no sábado; e no domingo as quadrinhas: A Roça é Nossa, mirim e adulta, Nova Estação, adulta, e Cabuletê, adulta.

No domingo o secretário da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) Jucélis Freitas, recebeu o governador Ivo Cassol, a primeira dama Ivone Cassol e o senador Expedito Júnior que assistiram a apresentação de todas as quadrilhas. “Esta é uma festa que o povo de Porto Velho faz com o coração. Mesmo sem dinheiro todos os anos eles estão aqui com lindas apresentações para mostrar o valor do folclore rondoniense. Por isso, desde 2003, o Governo do Estado investe todos os anos para tornar essa festa ainda mais bonita e dar condições para os grupos melhorarem suas apresentações”, destacou Ivo Cassol, que também reforçou seu desejo de construir um espaço definitivo para a festa. “Já temos o projeto e parte dos recursos para a construção de um complexo onde vai ficar o novo estádio, o espaço para as apresentações do Flor do Maracujá e do carnaval e também um centro de convenções. Mas precisamos de um terreno e a área do Ministério da Defesa, que fica entre a Lauro Sodré e a Jorge Teixeira, seria ideal. Estamos lutando para que o Governo Federal libere aquela área que não é utilizada para nada”.


Apresentações da noite

A quadrilha “A Roça é Nossa” mirim, do bairro Esperança da Comunidade, levou para o curral as “Histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo” e todos os seus personagens. O grande momento da noite foi a apresentação de bonecas da Emília que saíram de caixas-surpresas.

A Roça é Nossa, adulta, resgatou a cultura nordestina com a representação da “Feira de Mangaio”, um tradicional espaço de Caruaru, município de Pernambuco. Com barracas espalhadas pelo curral decoradas com peças de artesanato, roupas, frutas e objetos tipicamente nordestinos a quadrilha dançou o São João.

Com o tema “Festa no sertão em noite de São João” a quadrilha adulta Nova Estação, do bairro Caladinho, também lembrou as influências nordestinas. Destaque para as bandeirinhas que decoraram os figurinos e acessórios dos brincantes.

A Cabuletê, do bairro Tucumanzal, foi o último grupo a se apresentar com o tema “A festa do povo para o povo”. A intenção foi representar o público do Arraial Flor do Maracujá através de seus brincantes e resgatar alguns passos das quadrilhas tradicionais, como o túnel e a maresia.

Fonte: Malu Calixto – A/I Secel 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)