Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FIERO divulga programação Semana de Rondônia em São Paulo



Com o slogan “Abrindo fronteiras, fechando negócios” a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realiza de 8 a 12 de março, a Semana de Rondônia em São Paulo. O evento, promovido em parceria com a FIESP, conta com o apoio do Governo de Rondônia, visa divulgar para o industrial paulista as vantagens competitivas do estado de Rondônia. A exposição será realizada de 8 a 12 de março no subsolo 1 da FIESP e as palestras, dia 9, serão ministradas no Salão Nobre da FIESP, no 15º andar. O evento contará a presença do presidente da FIERO, Denis Baú, presidente da FIESP, Paulo Skaf, do governador de Rondônia, Ivo Cassol, da presidência do BASA, representantes de grandes empresas empreendedoras que se instalaram no estado como os consórcios das usinas Jirau e Santo Antônio, empresas como Odebrecht, Votorantim, IMMA, entre outras.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) está formalizando os convites à participação das empresas dos seguintes segmentos: Eletrotécnica; Couro; Calçados: Têxtil; Eletromecânica; Metalurgia; Automação Industrial; Informática; Bebidas (cervejaria); Massas e Biscoitos; Tintas e vernizes; Telecomunicações; Móveis Planejados; EPI; Cerâmica de Revestimento (fazer divulgação da excelente matéria prima existente em Pimenta Bueno e região, com dados comprobatórios, existe uma estrutura já implantada em Pimenta); Conselho empresarial Brasil Peru; Consulado do Peru, etc.

De acordo com o presidente da FIERO, Denis Baú, a idéia é mostrar que investir no estado de Rondônia é vantajoso e viável. “Durante o evento mostraremos as nossas potencialidades. Vamos mostrar a questão do incentivo tributário, que temos terrenos para doar no Distrito Industrial, temos energia elétrica limpa de fontes renováveis e garantida, temos o custo da energia elétrica em Rondônia que é o menor do Brasil, temos a infraestrutura de logística e de transporte, que também constitui outros atrativos, pois como estamos neste centro da América do Sul e com a saída do Pacifico para a integração do mercado peruano, com restauração da BR 319 para a interligação do mercado Venezuelano e o caribenho como um todo. E também o próprio centro sul do país”.

O presidente comenta que todas as entidades têm que se preocupar com o pós - conclusão das obras das usinas. “Nossa meta é atrair grandes empresas cujos segmentos ainda não existem em Rondônia, como forma de mitigar as seqüelas sociais mediantes a diminuição dos postos de trabalho ou desaquecimento das atividades correlatas. E desta forma não teremos um impacto tão grande”.

Baú reafirma que este é o papel da Federação. “Queremos um crescimento para Rondônia que seja constante, podendo até reduzir o ritmo, mas sem deixar de crescer. Um ciclo duradouro. Vamos ter parcerias com o poder público para garantir este ciclo de crescimento contínuo e longo. Por isso temos que mostrar nossas potencialidades, mostrar nossa matéria prima e vantagens competitivas para que estas empresas comecem a se instalar no estado”.

Programação:

Dia 09/03 (terça-feira) 09h00 às 12h15 – 1º Painel de palestras técnicas de 45 minutos com debate ao término do Painel;

1º Painel - FNO e Financiamento em longo prazo - Presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Souza Júnior; Potencialidades de Rondônia e Incentivos Fiscais e Tributários - Secretaria Adjunta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Rondônia, Maria Emília da Silva; e Eixo de Integração - Presidente da FIERO, Denis Roberto Baú. Em seguida debate com participação de todos os palestrantes.

12h30 às 13h00 – Abertura oficial da Semana de Rondônia em São Paulo com a presença do governador do Estado de Rondônia, Ivo Narciso Cassol; presidente da FIESP, Paulo Skaf; presidente da FIERO, Denis Roberto Baú; deputado Federal, Rubens Moreira Mendes; secretário de Finanças do Estado, José Genaro de Andrade; secretário de Desenvolvimento Sócio Econômico do Estado, Marco Antonio Petisco; secretário Estadual do Planejamento João Carlos Gonçalves Ribeiro e demais autoridades.

13h00 às 15h00 – Almoço e depoimentos dos representantes das seguintes empresas: Alston, Bardela, Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Odebrecht, Votorantim, Usina Boa Esperança, IMMA.

15h00 às 18h00 – 2º Painel de palestras técnicas de 45 minutos com debate ao término do Painel: PAC em Rondônia - Diretor de Planejamento do DNIT – Nacional – Engenheiro Miguel de Souza; Cadeias Produtivas e Matrizes Energéticas, superintendente da FIERO, Gilberto Baptista. Após as palestras, abertura de espaço para pronunciamento dos Industriais e debate Todos os Palestrantes

Fonte: Ascom/FIERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)