Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FICHA LIMPA: OAB prega mudança de paradigma na política brasileira


FICHA LIMPA:  OAB prega mudança de paradigma na política brasileira  - Gente de Opinião 

Projeto ficha limpa e fim da remuneração no parlamento pode reduzir escândalos 


O modelo em que se pratica a política no Brasil está esgotado e precisa ser revisto urgentemente. Para isso, torna-se indispensável a pressão da sociedade por uma ampla reforma política que mude os parâmetros e estabeleça um novo paradigma para a prática da política. A observação é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, para quem a sociedade brasileira não suporta mais conviver com tantos escândalos, como os que vêm sendo descobertos semanalmente no Senado da República.

O mais grave de tudo isso, segundo o representante da advocacia rondoniense, é que, enquanto se vive uma crise em um Poder, o outro acha bom porque está conseguindo esconder suas mazelas. “É triste vermos que, quando a imprensa jogo luz sobre os escândalo no Legislativo o Executivo acha bom porque foi tirado de foco. É muita decadência para o curto período democrático em que vivemos”, afirma Hélio, apontando algumas medidas que podem ser adotados para sanear o problema. 

Clique e assita no Opinião TV evento do Transparência Rondônia
FICHA LIMPA:  OAB prega mudança de paradigma na política brasileira  - Gente de Opinião


A principal medida a ser adotada, segundo Hélio Vieira, é aprovar no Congresso uma reforma política mudando a forma de se exercer o mandato parlamentar. Pode-se iniciar acabando com a remuneração para os representantes do povo, já que o Congresso custeia todas as despesas para o exercício do mandato. O Congresso Brasileiro custa a sociedade mais de 6 bilhões de reais por ano, um valor exagerado se consideradas outras necessidades do País. “Mas, acima de tudo”, segundo Hélio Vieira, “se faz necessário uma mudança de postura dos políticos e, para isso, é preciso mudar a forma de selecionar aqueles cidadãos que desejam ser candidatos”, explica. 
  


Ficha Limpa
 

Uma medida profilática nesse sentido, aponta o presidente da OAB Rondônia, é a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Magistrados Brasileiros. Essas entidades lideram uma campanha de coleta de assinatura para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular tornando obrigatória a exigência de não estar respondendo a processos criminais na hora de se credenciar como candidato. 
Clique e assista no Opinião TV o chamamento de Dom Moacyr a Campanha Ficha Limpa
FICHA LIMPA:  OAB prega mudança de paradigma na política brasileira  - Gente de Opinião


Num primeiro momento e, principalmente aos olhos daqueles políticos todo enrolados com a Justiça, o projeto para parecer ruim. Mas o advogado Hélio Vieira argumenta que infelizmente a política no Brasil chegou ao fundo do poço no que há de pior e, sem um choque de moral e ética ainda vamos patinar durante longos anos nesse lodaçal em que se transformou a prática política no Brasil.

Hélio Vieira lembra que, nesse aspecto, os magistrados da Justiça Eleitoral de Rondônia vêm demonstrando visão de vanguarda, com algumas iniciativas que repercutem em outros tribunais. O dirigente da OAB acrescenta que foram os juizes eleitorais de Rondônia quem primeiro rejeitaram registrar candidato condenados em primeira instância. “Nessa linha, o TRE do Rio de Janeiro também adotou a mesma postura, mas os candidatos recorreram e os Tribunais Superiores, que lhe asseguraram o direito à candidatura. Mas penso que isso não contribuiu para a prática política de forma asséptica”, acentua Vieira. 
 
Fonte: Carlos Araújo – MTe 162-RO 
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)