Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

FECOMERCIO vai recuperar EFMM


Nove anos após ter recebido uma proposta da Confederação Nacional do Comércio- CNC, através do Serviço Social do Comércio- SESC e da Federação do Comércio do Estado de Rondônia para recuperar 13 quilômetros da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, recuperar o Casarão Collins e construir uma Colônia de Férias com uma estação de passageiro ao estilo da época, o Governo de Rondônia, durante audiência publica na Câmara Federal, resolveu assinar o documento de interesse no projeto.

Nesta terça-feira, se reúnem na sede da Fecomércio, a partir das 9 horas, os representantes do Governo do Estado, Secretaria de Patrimônio da União- SPU, IPHAN e Santo Antônio Energia com o presidente da entidade, Raniery Coelho para traçar os planos para a implantação da proposta.

O documento que trata do assunto havia sido entregue, em 2003, pelo vice-presidente da CNC, José Roberto Tadros, há época acompanhado do ex-presidente da Fecomércio Francisco Teixeira Linhares, ao Governador Ivo Cassol. Pouca importância ao assunto foi dada e, somente agora, após a intervenção da Fecomércio o Governador Confúcio Moura resolveu resgatar a proposta e colocou o secretariado para trabalhar na proposta.

O vice-presidente da CNC José Roberto Tadros, cidadão honorário do Estado de Rondônia, tem demonstrado um grande interesse na recuperação histórica do que foi uma das maiores obras da engenharia do mundo. Além da importância histórica, a ferrovia teve papel importante no esforço de guerra, em 1945, no transporte da borracha, produto essencial para os aliados. Serviu de inspiração para a publicação do livro a Ferrovia do Diabo e, a partir desse documento, resultou na minissérie Mad-Maria, da Rede Globo concentrando um dos maiores elencos da emissora e 12 milhões de investimento.

Hoje uma luta incansável de todos os rondonienses para transformar a Ferrovia como Patrimônio Cultural da Humanidade tem sido ecoada em todos os rincões do estado da Amazônia pela importância de um empreendimento que resultou para o país e para o mundo.

Rubens Nascimento
Superintendente da Fecomércio-RO

 

Mais Sobre Política

Adriana de Rondônia: Ariquemes precisa ir avante em um novo desafio

Adriana de Rondônia: Ariquemes precisa ir avante em um novo desafio

Por ter uma participação ativa na nossa sociedade, incentivada por muitos companheiros e amigas, com os quais ela tem contribuído para importantes c

Moção de aplausos aos profissionais da saúde e proposta pelo Vereador Waldemar Neto e aprovado em sessão plenária

Moção de aplausos aos profissionais da saúde e proposta pelo Vereador Waldemar Neto e aprovado em sessão plenária

Na sessão plenária que aconteceu no dia 22, terça-feira, na Câmara Municipal de Porto Velho – RO, foi aprovada da Moção de Aplausos aos Profissionais

Deputado Anderson diz que bloqueio do salário dos servidores é injusto no momento de pandemia

Deputado Anderson diz que bloqueio do salário dos servidores é injusto no momento de pandemia

Em discurso na sessão plenária de terça-feira (22), o deputado estadual Anderson Pereira (PROS) mostrou preocupação com o risco de bloqueio do salár